Ilva Niño após câncer: 'A doença me mostrou que a gente supera tudo'

Atriz de 82 anos – que se submeteu a duas cirurgias em 2014 e ficou afastada do trabalho – estreou musical no Rio produzido e dirigido por ela.

Ilva Niño no musical Cabaré da Humanidade (Foto: Reprodução/Facebook)Ilva Niño, no centro, no musical estrelado por ela, Cabaré da Humanidade (Foto: Reprodução/Facebook)

Aos 82 anos, Ilva Niño é exemplo de garra e superação. A atriz passou dois anos afastada da carreira artística após descobrir um câncer no intestino em 2014. Recuperada da doença, – sobre a qual chegou a ser desenganada pelos médicos -, Ilva estreou o musical “Cabaré da Humanidade” no teatro que a homenageia, o Teatro Nina de Artes Luiz Mendonça, na Lapa, no Centro do Rio.

A volta por cima de Ilva, que fez recentemente uma participação no seriado “Mister Brou”, tem sido em grande estilo. O texto do espetáculo que ela encena é uma homenagem da atriz ao filho, Luiz Carlos Niño, morto há oito anos, aos 40, vítima de hepatite. Foi Luiz, diretor premiado, quem escreveu a peça. “Assim que recebi alta do meu médico, ensaiava a peça até as 3h da manhã. Foi eu quem elaborei o figurino,  costurei os adereços e fiz a comida para os operários que trabalharam no cenário. Essa doença é assim, ela chega sem explicação e você olha para ela com muito carinho”, analisa Ilva.

Ilva Niño (Foto: Globo/Raphael Dias)Ilva Niño em Saramambaia
(Foto: Globo/Raphael Dias)

Ela conta que nunca desconfiou do câncer. Seu organismo manifestava uma anemia e ela procurou um médico para se tratar. Ilva lembra que chegou no consultório da médica gastroenterologista no dia 4 de abril às 11h. Às 19h estava na mesa cirúrgica. “Ela me examinou e descobriu que meu estado era crítico. Tinha um tumor no intestino e precisava operá-lo de emergência. A médica me conduziu para outro médico às 14h. Às 19h ele me mandou para o centro cirúrgico e me operou”, conta.

Segunda cirurgia
No dia 18 de abril do mesmo ano ela se submeteu a outra cirurgia. Ilva não sabe precisar quantos centímetros foram retirados de seu intestino. Mas ela diz que foi uma parte muito extensa. “Não precisei fazer quimioterapia. Meu cabelo não caiu. Usei até agora um cateter que o médico já avisou que será retirado do meu corpo agora que estou curada”.

Luiz Carlos era seu único filho e não deixou netos para Ilva. Hoje ela mora sozinha no Rio de Janeiro e conta com a ajuda apenas de uma faxineira para cuidar da casa. No entanto, desconhece a palavra solidão. “Tenho muitos amigos e parentes que vêm me ver. O que me curou foi a energia positiva que eles mandaram para mim. Perdi 19 quilos. Sempre comi bem e hoje só deixei de comer frituras. A doença veio para me mostrar que a gente supera tudo!”.

Ilva Niño no musical Cabaré da Humanidade (Foto: Reprodução/Facebook)Ilva Niño no musical Cabaré da Humanidade (Foto: Reprodução/Facebook)

 

 


Fonte: Ego.globo.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *