Lado B: Champions League, Eliminatórias Africanas… e o imortal samurai do futebol

Confira um resumo breve dos principais fatos que aconteceram no futebol mais longe dos maiores holofotes


GOAL Por Tauan Ambrosio 


Alguns jogadores de futebol parecem intermináveis. É algo que acontece há muito tempo no futebol, e os exemplos de longevidade em campos são vários. Stanley Matthews, inglês que chegou a disputar partidas até com 55 anos de idade talvez seja o mais lembrado. Chamado como “Mago do Drible”, o ponta-direita foi o primeiro futebolista a ganhar a Bola de Ouro, em 1956, e o primeiro jogador a ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico.

Kazu Miura, um dos principais jogadores japoneses de toda a história (Foto: Getty Images)

Outro que já estava na galeria dos grandes “veteranos do futebol” é Kazu Miura. Aquele mesmo japonês que, no finalzinho da década de 1980, defendeu as camisas de clubes brasileiros como Santos, XV de Jaú, Coritiba e tantos outros. Também rodou o mundo. Kazu já era dono do recorde de jogador mais velho a balançar as redes em torneio da liga profissional japonesa. Entretanto, fez questão de aumentar a sua marca. No último domingo (19), aos 49 anos, fez o gol do Yokohama na derrota por 2 a 1 para o Gifu.

China: Tianjin segue subindo na segundona, e Guangzhou de Felipão está sobrando na primeira

Felipão atingiu a marca de50 jogos no comando do Guangzhou Evergrande (Foto: Getty Images)

Na última semana, a coluna falou sobre a situação do Tianjin Quanjian, ex-time de Vanderlei Luxemburgo, na segundona chinesa. Pois o time de Jadson, Geuvânio, Luis Fabiano e do treinador Fabio Cannavaro emplacou uma boa sequência de vitórias, já está bem mais próximo de alcançar os dois times que conseguem o acesso à elite.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Jogador é expulso por… soltar um pum! | Neymar na Argentina? | Riquelme avalia Messi


O Guangzhou segue inalcançável na primeira divisão. Na última sexta-feira (24), o Evergrande venceu o Jiangsu Suning por 2 a 0 no 50º jogo com Luiz Felipe Scolari na área técnica do clube. Ricardo Goulart e Alan fizeram os tentos. Ao final da 14ª rodada, são seis pontos de vantagem na ponta da tabela. Goulart e Alan são os artilheiros do Guangzhou Evergrande: 9 e 7 gols, respectivamente. Quem tomou conta da artilharia foi o senegalês Demba Ba, do Shanghai Shenhua.

África: Copa da Rússia não terá algumas das melhores seleções… mas as Eliminatórias prometem!

A Confederação Africana de Futebol sorteou os grupos das suas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O sistema continua o de sempre: cinco chaves compostas por quatro equipes, e apenas os primeiros colocados vão ao Mundial.

Ou seja: dentre algumas das maiores potências do continente, apenas uma vai avanças no Grupo B. Afinal de contas, Camarões, Argélia e Nigéria vão duelar por uma única vaga. Uma pena, mas ao menos os confrontos das Eliminatórias prometem muita emoção.

Champions League: confrontos da fase preliminar foram definidos

A fase de grupos da próxima Champions League ainda está distante de começar, mas a UEFA já sorteou os primeiros confrontos do certame. Estes primeiros jogos começam a decidir quais equipes avançam para a fase de grupos.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
| CONFIRA OS PRIMEIROS CONFRONTOS DA CHAMPIONS 2016-17 |


Só que podemos notas a presença de clubes de muita tradição, que inclusive já levantaram a taça mais cobiçada entre os clubes europeus, na segunda fase preliminar. O Estrela Vermelha, da Sérvia, campeã em 1991, enfrenta o vencedor do confronto entre Valletta (de Malta) e Torshavn (Ilhas Faroe).

Já o Celtic, primeiro clube britânico a conquistar a Europa, em 1967, vai enfrentar quem passar pelo confronto entre Flora Tallinn (Estônia) e Lincoln (Gibraltar). Só que o caminho até a fase de grupos é longa: ainda tem a terceira fase preliminar e, finalmente, os playoffs que decidem os clubes participantes das chaves finais.

Presidente faz valer discurso do velho “Neném Prancha”

Neném Prancha pode não ser muito conhecido das novas gerações, mas foi um dos maiores (e mais cômicos) filósofos do futebol brasileiro. Além disso, foi roupeiro, massagista e olheiro do Botafogo. Uma de suas frases mais famosas era: “O pênalti é tão importante que devia ser cobrado pelo presidente do clube”.

Pois bem. Isso aconteceu na terceira divisão do futebol catarinense, no último domingo (19). O Fluminense de Joinville bateu o Imbituba, e um dos gols foi anotado, de pênalti, por Anelísio Machado, presidente do clube. 


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook