Últimas

Maneira correta de descartar aparelhos eletrônicos

Devolver seu antigo aparelho eletrônico é a maneira mais correta de descartá-lo e de preservar o meio ambiente.

A cada dia que passa uma das coisas que mais ficaram comuns é a troca muito rápida de dispositivos eletrônicos. Em pouco tempo aquele smartphone que custou uma nota já não atende as necessidades. O mesmo ocorre com notebooks e desktops. A maioria das pessoas fazem essas trocas de ano em ano e às vezes em até menos tempo do que isso. Tudo bem que nada melhor do que contar com um aparelho novo.

Mas você já parou para se preocupar com o que fazer para descartar aqueles que não serão mais usados de maneira correta?

O descarte correto é mais do que uma obrigação para as pessoas. Vejamos: A maioria desses aparelhos possui uma infinidade de substâncias tóxicas como o lítio, mercúrio, chumbo e níquel. Algumas delas são até cancerígenas e podem causar mortes caso sejam absorvidas em uma grande quantidade por pessoas ou por animais.

Tendo em vista a necessidade de agir corretamente para o nosso próprio bem e do meio ambiente no qual vivemos selecionamos algumas opções que você poderá usar para descartar corretamente seu lixo eletrônico. Vamos a elas.

Devolver ao fabricante:

Atualmente a maior parte das empresas que produzem dispositivos tecnológicos tem sistemas para o recolhimento do chamado e-lixo. Entre elas temos a Apple, a Dell e a Epson. Na maior parte das vezes basta entrar em contato com a empresa e verificar quais são os procedimentos dela para o recolhimento do lixo.

A Dell faz o recolhimento de produtos descartados em praticamente todo canto do país. A companhia faz o agendamento por meio do site www.dell.com/learn/br/pt/brcorp1/corp-comm/earth-dell-recycling.

Caso você utilize produtos da Epson como, por exemplo, os cartuchos e quer reciclar os mesmos é só entrar em contato pelo endereço epson.com.br/reciclagem-programa-de-coleta.

A HP também faz esse recolhimento. A empresa permite que seus cartuchos possam ser descartados nas lojas da marca bem como nas redes Saraiva e Kalunga de sua cidade. Para outros tipos de equipamentos da empresa ela disponibiliza o email reciclagem@hp.com.

Se o seu caso for produtos fabricados pela Lenovo a empresa informa o melhor local para você descartar os produtos pelo SAC no número 0800-8850500 ou ainda pelo email reciclar@lenovo.com.

A Positivo dispõe de um SAC com informações sobre os pontos de reciclagem para coleta. O contato pode ser feito pelo email ecicle@positivo.com.br.

E ainda tem mais, as operadoras de celular tem o hábito de recolherem as baterias de seus aparelhos em seus pontos de revenda.

Viu. Não é tão complicado fazer o certo para proteger a nós mesmos e a natureza.

Por Denisson Soares

Lixo eletrônico


Fonte: http://www.notebookonline.org/

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook