Últimas

MLS Brasil: MLS e Copa América: Overdose de Soccer nos Estados Unidos

O torneio continental e a MLS serão disputados em paralelo durante o mês de junho. O futebol será protagonista nos Estados Unidos, como nunca antes na história daquele país.

Após vários meses de espera, finalmente a bola está rolando na Copa América Centenário. Um torneio que, do ponto de vista esportivo, proporciona uma grande oportunidade para os treinadores das distintas Seleções, que aproveitarão esse tempo com seus elencos para avançar na consolidação de seu estilo e, desta maneira, chegar na melhor condição possível para a retomada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

No entanto, a Copa América Centenário vale muito mais do que isso para os Estados Unidos, um país que, apesar do enorme investimento em recursos humanos, materiais e financeiros, ainda está muito longe de conquistar um lugar de destaque na modalidade a nível mundial.


(Foto: MARK RALSTON/AFP/Getty Image)

Ao meu ver, as próximas semanas serão de extrema importância para o futuro do soccer nos Estados Unidos. Pela primeira vez na história, o esporte que mais tem adeptos no mundo, será a principal atração para os aficionados norte-americanos. Além do que a Copa América, torneio que reúne quase todas as grandes estrelas do continente, possa despertar, a Major League Soccer seguirá em atividade paralela à competição continental.

A partir do dia 18 de junho as duas competições serão disputadas ao mesmo tempo. A MLS terá duas semanas de descanso, tempo no qual se disputarão 24 partidas da fase de grupos da Copa América. Já nas quartas de final, especificamente nos jogos C1xD2 e D2xC1, a população dos Estados Unidos terá a possibilidade de escolher entre assistir às partidas do campeonato local (MLS) e as do torneio mais antigo do mundo. Basicamente, porque serão disputados não só no mesmo dia, mas também no mesmo horário.

O terceiro duelo das quartas de final, começará na mesma hora que Vancouver Whitecaps x New England Revolution no BC Palace Stadium. Uma hora mais tarde, uma chuva de jogos: Toronto x LA Galaxy; Columbus Crew x Montreal Impact; Orlando City x San Jose Earthquakes; Houston Dynamo x DC United; Colorado Rapids x Chicago Fire e Real Salt Lake x Portland Timbers. Enquanto toda rodada 15 da MLS estiver sendo disputada, em San Francisco, no mesmo horário, estará sendo definido o último semifinalista da Copa América Centenário.


(Foto: Peter Aiken)

Esta maratona de jogos acontecerá novamente na quarta-feira, dia 22 de junho, quando será disputado o segundo jogo correspondente a semifinal do torneio continental. Na mesma hora, DC United e New England Revolution se enfrentarão pela 16ª rodada da Major League Soccer. E mais tarde, confrontos entre Real Salt Lake x New Yor Red Bulls e LA Galaxy x Colorado Rapids, entram em cena.

O caso que mais chama atenção é do dia 25 de junho, data em que será decidido o terceiro lugar da Copa América. O mesmo, pode ser ofuscado pelas 7 partidas da MLS que acontecerão no mesmo dia, 4 delas na mesma hora: Montreal Impact x Kansas City; Columbus Crew x New York Red Bulls; Orlando City x Toronto e FC Dallas x Real Salt Lake. Já na final será diferente, pois a partida decisiva acontecerá às 19h30 (horário local), logo depois do jogo entre Portland Timbers x Houston Dynamo pela Conferência Oeste.


(Foto: Getty Imges)

Provavelmente manter a MLS durante esses dias, não seja a melhor estratégia para promover a Copa América no país, no entanto, o feito de se jogar tantas partida ao mesmo tempo e, em alguns casos, em cidades muito próximas, pode ser uma boa ideia para contagiar o norte-americano com a emoção da bola redonda.

O certo mesmo é que: nas próximas semanas se escutará o grito de ‘gol’ como nunca antes nos Estados Unidos. Talvez até mais forte que um ‘home run‘.

Pelo menos durante esses dias.

 


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook