Últimas

Opinião: Gonzagueando!

Luiz Gonzaga – “Mérito dos Guararapes” (1980), patrono da cadeira nº 17 da Academia Pernambucana de Música, hoje, ocupada pelo acadêmico Luiz Guimarães, tornou-se o sinônimo das festas juninas, porque – ele é a música regional, o maior animador cultural, pacificador de Exu, embaixador do Nordeste – o rei do baião!

Singularizou o ritmo nordestino embarcando no forró através de sua animação. É difícil admitir festa junina, sem a presença do Rei do Baião. Extraordinário homem comum, fiel e benfeitor nas suas travessias…

Homem que nunca partiu. Hoje, o grande coro  de seus admiradores e amigos, cantam em uníssono: “A Feira de Caruaru” – não sabe “Como esteve Danado de Bom”, até a “Asa Branca lá anoiteceu, recolhendo-se no “Meu Pé de Serra”, onde “Acauã” já se encontrava.

Um viajante falou, que você saiu de “Juazeiro” no “Último Pau de Arara”, nessa sua mania de “Vida de Viajante”, após ter tocado no “Forró de Mané Vito” e dançado com uma tal de “Cintura Fina” e “Karolina”. Olha, “Sanfoneiro Macho” – o “Assum Preto” perto do “Riacho do Navio”, nos segredou a sua “Triste Partida” sob o “Luar do Sertão”, levando sua “Sanfoninha Choradeira” que está fazendo falta no “Forró de Cabo a Rabo” e, a nós, aqui neste São João, “Olha pro Céu e Diz”: volte pra ver; “São João na Roça”, o “São João do Carneirinho” e, nessas “Noites Brasileiras”, peça licença a São Pedro, Santo Antônio e São João, arraste o fole e venha alegrar esse país e o Nordeste, vencendo as “Vozes da Seca” façam “Meu Araripe” e “Xanduzinha” não morrerem de sede. No casario iluminado, no meio de grande animação: balões e bandeiras multicores, no pipocar dos foguetes, ouve-se “Penha, Penha”…

É o Rei Luiz Gonzaga, que chegou de surpresa para animar o forrozão; foi logo dizendo: Viva S. Pedro! Viva! Viva Sto. Antônio! Viva! Viva S. João! Viva! Viva Luiz Gonzaga! Gritaram todos no meio da animação, e o Luiz… Tocou, tocou! E, a meia noite, se encantou! A fogueira já queimada, o casarão todo iluminado guardou aquela visão – sua presença! Gonzagueando… Viva Luiz Gonzaga! O Rei do Baião!


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook