Últimas

Palmeiras vive crise de centroavantes: entenda o que seria melhor para o clube

Cristaldo tem desempenho um pouco melhor que Barrios em 2016, mas está de saída, então o ideal é contratar outro atacante

As principais notícias do Palmeiras nesta semana são sobre três centroavantes, Lucas Barrios, Cristaldo e Leandro Pereira. É um setor que certamente passará por transformações e que precisa de melhorias, mas o clube ainda parece confuso sobre quais decisões tomar. De fato não é fácil escolher e nem tudo está sob controle do Verdão.

Acima de tudo, é preciso entender que o Palmeiras realmente precisa ter pelo menos duas opções de centroavante. Ainda que Gabriel Jesus siga no comando do ataque, é importante ter opções no banco de reservas, até para mudar as características do ataque. Em muitas partidas é importante ter um atacante mais forte, alto, cabeceador e que faça jogadas de pivô.


Gabriel Jesus virou um centroavante de habilidade, velocidade e movimentação (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Porém, nada indica que essas opções serão Cristaldo e Lucas Barrios. O primeiro tem proposta para ir para o futebol mexicano e jogar no Cruz Azul. O outro se desentendeu com a comissão técnica e foi liberado para ser negociado. Ainda que este problema interno seja resolvido, é arriscado contar só com ele para a posição, por questões físicas, já que tem se contundido com frequência.

Se o Palmeiras quiser escolher entre um dos dois, pode se basear no passado deles pelo clube ou nas estatísticas de 2016.

Em relação ao passado, Barrios tem mais história para se orgulhar, afinal foi titular no título da Copa do Brasil, inclusive com boas atuações na final contra o Santos.

Porém, Cristaldo leva a melhor em 2016. Tem vantagem mínima no número de gols feitos: 4 a 3. O número de jogos disputados é parecido: 11 do paraguaio (533 minutos) contra 10 do argentino (359 minutos). O desempate pode ser feito em outras estatísticas, com Cristaldo ligeiramente melhor pelo desempenho nos passes. Em um time que valoriza a posse de bola, como é o Palmeiras, isso é valioso.

Sem um deles, quem aparece como mais provável substituto é Leandro Pereira, que jogou no Palmeiras em 2015 e depende apenas de questões burocráticas para ser anunciado pelo clube. Com certeza não é o atacante dos sonhos do palmeirense, pois seu desempenho no clube foi apenas razoável: fez 9 gols em 28 jogos e alternou boas e péssimas atuações.

A crise de centroavantes no Palmeiras não será tão terrível se pelo menos Barrios ou Cristaldo ficarem e realmente acontecer a contratação de Leandro. Já serão duas opções para a reserva de Jesus e assim o elenco ficará bem protegido em quantidade, ainda que a qualidade seja discutível.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook