Últimas

Aplicativo permite fiscalizar gastos de deputados e questioná-los sobre os excessos

Aplicativo mostra at
Aplicativo mostra at gastos com combustvel. Foto: Apple Store/Divulgao

Um aplicativo inusitado foi desenvolvido para quem quer ficar de olho nos gastos públicos. O “Meu Deputado” foi criado por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com o objetivo de traduzir as informações do Portal da Transparência e torná-las acessíveis à população.

O app permite aos eleitores saber todo o histórico e rotina dos políticos, desde gastos com passagens aéreas, combustíveis até presença em sessões e votos em leis. Ainda é possível acessar um ranking com filtros personalizados para avaliar os mais caros por setor.

Quem quiser aprofundar a fiscalização pode visualizar até mesmo as notas fiscais dos gastos. E, se a indignação for grande, você pode encaminhar seus questionamentos diretamente ao deputado. As informações são atualizadas mensalmente.

O desenvolvimento do aplicativo aconteceu durante o programa da Apple Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD) na PUC. O app está na versão 1.2.1 e foi disponibilizado, por enquanto, apenas para sistemas iOS.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook