Câmara encerra prazo de inscrições com 17 candidatos à presidência

As inscrições para oficializar a candidatura à presidência da Câmara terminaram ao meio-dia desta quarta-feira com uma lista de 17 deputados. Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi a última parlamentar a registrar candidatura à eleição que vai escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Casa. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) é o 16º candidato a se registrar na disputa.

Às 13h será feito um sorteio para definir a ordem dos discursos dos candidatos à presidência da Casa. Até às 15h, é possível retirar a candidatura. A eleição está marcada para ter início às 16h.

Maioria absoluta
Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão. Nos corredores da Câmara, repetiu-se hoje o clima de campanha visto nesta terça-feira (12/7), com modelos femininos distribuindo panfletos de candidatos.

Aliados do presidente interino Michel Temer são maioria entre os que pleiteiam a presidência da Câmara, embora a bancada do PMDB tenha decidido lançar na disputa o ex-ministro da Saúde da presidenta afastada Dilma Rousseff, Marcelo Castro (PMDB-PI). Ele votou contra o processo de impeachment de Dilma na Câmara.

Entre os favoritos na disputa figura o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente da Comissão de Impeachment na Câmara. Ele é apoiado pelo chamado “centrão”, que congrega 12 partidos de bancadas de médio porte na Casa.

O PT vai apoiar o peemedebista Marcelo Castro (PI), que foi ministro da Saúde de Dilma e votou contra o impeachment da petista. O partido promete entregar 48 dos 58 votos da bancada para Castro, mas a candidatura de Maria do Rosário poderia dividir posições.

Confira a lista completa de candidatos:

» Fausto Pinato (PP-SP)

» Carlos Gaguim (PTN-TO)

» Carlos Manato (SD-ES)

» Marcelo Castro (PMDB-PI)

» Fabio Ramalho (PMDB-MG)

» Fernando Giacobo (PR-PR)

» Cristiane Brasil (PTB-RJ)

» Luiza Erundina (PSOL-SP)

» Rogério Rosso (PSD-DF)

» Evair de Melo (PV-ES)

» Beto Mansur (PRB-SP)

» Esperidião Amin (PP-SC)

» Rodrigo Maia (DEM-RJ)

» Miro Teixeira (Rede-RJ)

» Gilberto Nascimento (PSC-SP)

» Orlando Silva (PCdoB-SP)

» Maria do Rosário (PT-RS)

» Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa hoje.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook