Últimas
pia

Casamento do Matuto em Piaçabuçu valoriza a tradição e cultura nordestinas

Definitivamente, o Casamento do Matuto, nos seus 22 anos de história, é uma das maiores expressões da cultura nordestina e, sem dúvidas, o maior evento desse segmento no Baixo São Francisco. O evento deixou de ser local e vem se consolidando como um momento de encontro entre amantes das cavalgadas de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Da saída do centro de Piaçabuçu, até a chegada ao Povoado Penedinho, viu-se uma multidão de perder de vista, com muitos cavalos, carroças, tratores e automóveis que eram conduzidos ao som de músicas características entoadas por Cicinho do Pandeiro, Diel Fernandes e a princesa das cavalgadas, Taty Vaqueira.

A tradicional parada no Povoado Penedinho é o momento em que se desfilam os carroções e carroças ornamentadas com elementos da cultura nordestina, como também, apresentam-se amazonas e cavaleiros com suas belas e chamativas roupas típicas. Encerrando os festejos, como se não bastasse, a multidão ainda encontrou fôlego para dançar ao som de sucessos atuais e canções autenticamente nordestinas, com as Bandas: Rojão Diferente, O Reino e com o grande artista popular Alcymar Monteiro.

O Casamento do Matuto de Piaçabuçu é um evento tradicional que já faz parte do calendário festivo de Piaçabuçu e cidades circunvizinhas. Além disso, é uma homenagem ao “Eterno Quarentão”, o saudoso Dalmo Santana, que foi um dos idealizadores da cavalgada.

 

Piacabucunews

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook