DEM fecha acordo e lança candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara

A bancada do DEM na Câmara dos Deputados decidiu respaldar a candidatura de Rodrigo Maia (RJ) à presidência da Casa, na noite desta segunda-feira.

Havia um impasse entre os democratas, pois o deputado José Carlos Aleluia (BA) também queria lançar candidatura ao posto. Ele foi derrotado em votação simbólica, o que gerou desconforto na bancada. Segundo os parlamentares, a candidatura de Aleluia foi “tardia”. Para eles, Maia estava mais preparado e tinha conseguido reunir um apoio maior entre os outros partidos.

Durante a votação, os deputados afirmaram que Aleluia ficou “chateado” e que pediu para que a votação da bancada fosse feita amanhã. O líder do partido, Pauderney Avelino (AM), contudo, negou a solicitação, afirmando que não havia mais tempo para esperar. Segundo Pauderney, os deputados vão intensificar a campanha de Maia e vão buscar apoio dos outros parlamentares individualmente, independente dos partidos.

Embora a maioria da bancada do DEM tenha decidido apoiar Maia, Aleluia ainda pode lançar uma candidatura avulsa. Ao Broadcast Político, ele disse que ainda não sabe se irá se inscrever. Onyx Lorenzoni (RS) afirmou que a espectativa é de que Aleluia abra mão de pleitear a vaga, porque a candidatura dele dificultaria as coisas.

Maia é cotado como um dos favoritos para a disputa. A expectativa é de que ele vá para o segundo turno com o candidato do centrão, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF). Apesar de já terem feito o anúncio, nenhum deles protocolou a sua candidatura. Até agora, há nove inscritos; o número deve chegar a 16. Após decisão do presidente interno Waldir Maranhão (PP-MA) referendada pelos líderes, a eleição será quarta-feira, às 16h.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook