Últimas

Nos pênaltis, Alemanha bate Itália pela 1ª vez em torneios e vai às semis

Em uma disputa de pênaltis que durou até a 18ª cobrança, a Alemanha venceu a Itália neste sábado (2) pela primeira vez em competições oficiais e se classificou às semifinais da Eurocopa.

A vitória nas penalidades se deu mais por incompetência italiana do que por méritos alemães. Nas primeiras cinco cobranças de cada time, foram três pênaltis perdidos para cada lado, quatro deles para fora.

Schweinsteiger teve, inclusive, uma chance de decidir na quinta cobrança alemã, mas isolou a bola por cima do gol.

Na semifinal, a Alemanha aguarda o vencedor da partida deste domingo (3), às 16h, entre a anfitriã, França, e a grande surpresa da Eurocopa, Islândia

Desde 1923, italianos e alemães haviam se enfrentado 33 vezes, com 15 vitórias dos italianos, oito dos alemães e dez empates.

No entanto, nas 11 partidas válidas por Copas do Mundo, Eurocopas ou eliminatórias os alemães empataram cinco vezes, mas não haviam conseguido bater os rivais em nenhuma ocasião. O histórico contabiliza jogos em que a Itália enfrentou as Alemanhas Oriental, Ocidental ou após a unificação.

Em jogos mata-mata, os times já haviam jogado uma semifinal de Eurocopa, em 2012, com vitória italiana por 2 a 1, duas semifinais de Copa do Mundo, em 1970, no México, e em 2006, na Alemanha, ambas vencidas pela Itália na prorrogação, e uma final de Mundial, em 1982, na Espanha.

Naquela ocasião, os italianos, que haviam eliminado o Brasil, sagraram-se campeões ao baterem os alemães por 3 a 1, em Madri.

O JOGO

Após um primeiro tempo sem graça e com poucas oportunidades de gol, as equipes voltaram do intervalo mais agudas.

A Itália manteve-se defensiva, com marcação atrás da intermediária, mas a Alemanha, que na primeira etapa não conseguia transformar a maior posse de bola em chances de gol, passou a infiltrar-se na retranca italiana com mais frequência.

A Itália, por sua vez, passou a contra-atacar com mais eficiência, mas quem abriu o placar foram os alemães, com Özil, aos 20 minutos do segundo tempo.

O gol deixou o jogo mais aberto, e, com uma postura mais ofensiva, a Itália chegou ao empate com Bonucci, em um pênalti infantil cometido por Boateng, que viu a bola bater em seus braços abertos em cruzamento na área, aos 31 minutos.

A partir daí, a Itália se mostrou mais segura. Porém, ainda com menos posse de bola, não conseguiu transformar a superioridade psicológica em gols, na prorrogação.

Veja todos os confrontos entre as duas seleções, em competições oficiais:

1962: Copa do Mundo do Chile, fase de grupos
Alemanha Ocidental 0 x 0 Itália

1969: Eliminatórias da Copa do Mundo
Alemanha Oriental 2 x 2 Itália
Itália 3 x 0 Alemanha Oriental

1970: Copa do Mundo do México, semifinal
Itália 4 x 3 Alemanha Ocidental (na prorrogação)

1978: Copa do Mundo da Argentina, fase de grupos
Itália 0 x 0 Alemanha Ocidental

1982: Copa do Mundo da Espanha, final
Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental

1988: Eurocopa da Alemanha Ocidental, fase de grupos
Alemanha Ocidental 0 x 0 Itália

1996: Eurocopa da Inglaterra, fase de grupos
Alemanha 0 x 0 Itália

2006: Copa do Mundo da Alemanha, semifinal
Alemanha 0 x 2 Itália (na prorrogação)

2012: Eurocopa da Polônia/Ucrânia, semifinal
Itália 2 x 1 Alemanha

2016: Eurocopa da França, quartas de final
Alemanha x Itália


Fonte: Folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook