Últimas

Os jogadores que disputaram as Olimpiadas e foram campeões do mundo

22 jogadores disputaram os Jogos Olímpicos e posteriormente se tornaram campeões do mundo pela Canarinho

Que a Seleção pentecampeã do mundo ainda não conseguiu faturar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos isso todo mundo está cansado de saber. Apesar disso, a maior competição do esporte mundial sempre acaba dando frutos para a Canarinho.

 

Prova disso é o número de atletas que disputaram os Jogos e posteriormente se tornaram campeões do mundo ajudando a escrever essa história de soberania do futebol brasileiro.

 

Em 1952 Zózimo e Vavá disputaram os Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia, e anos depois se tornaram bi campeões do mundo levantando a taça em 1958 e 1962.

 


(Foto: CBF / Divulgação)

 

A história se repete em diversos casos, como no de Gérson, o “Canhotinha de Ouro” que apareceu para o mundo na Olímpiada de Roma, em 1960. Dez anos mais tarde foi campeão do mundo e entrou para a galeria dos maiores jogadores do futebol brasileiro.

 

O atacante Roberto Miranda, que disputou a Olímpiada de Tóquio, no Japão em 1964, também foi campeão do mundo em 1970.

 

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, disputado em 1984, o Brasil ficou com a medalha de Prata e três jogadores que integraram aquele elenco se tornaram campeões do mundo em 1994. O goleiro gilmar, o zagueiro Mauro Galvão, e o meio-campo Dunga, que inclusive foi o capitão do tetra.

 


(Foto: CBF / Divulgação)

 

Em 1988, em Suel, o Brasil mais uma vez conquistou a medalha de prata levando uma das gerações mais promissoras que já disputou os Jogos Olímpicos. Naquele elenco estava praticamente a base que faturou o tetracampeonato mundial.

 


(Foto: Getty Images)

 

O goleiro Taffarel, o lateral Jorginho, o meia Mazinho, e a famosa dupla de atacantes Bebeto e Romário. 

 

Nos Jogos de Atlanta, em 1996, mais uma grande geração disputaria o torneio de futebol da Olímpiada. A base da Seleção que seria pentecampeã do mundo em 2002 estava naquele elenco.

 


(Foto: Getty Images)

 

O goleiro Dida, o lateral Roberto Carlos, os meias Juninho Paulista e Rivaldo e os atacantes Ronaldo e Luizão. Na ocasição a Seleção ficou com a medalha de bronze.

 

Ao todo, o Brasil tem 22 jogadores que já disputaram os Jogos Olímpicos pela Canarinho que levantaram a taça da Copa do Mundo.

 


(Foto: Getty Images)

 

Para os Jogos do Rio, mais uma geração bastante promissora surge aos olhos do mundo. Não apenas o inédio ouro mas também a possibilidade de formar uma base forte para o Brasil nos próximos anos está em jogo.

 

No grupo A do torneio de futebol, o Brasil estreia na competição no dia 4 de agosto, contra a África do Sul, em Brasília. Três dias depois, encara o Iraque no mesmo estádio e no dia 10, encerra a participação na primeira fase contra a Dinamarca, em Salvador.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook