Últimas

Quanto tempo leva um título da Libertadores?

Independente del Valle tem a chance de vencer a competição continental na sua terceira participação, feito que poucos clubes conseguiram

A Copa Libertadores teve 25 vencedores diferentes ao longo das suas 56 edições até aqui. Nesta temporada, o Atlético Nacional vai garantir o segundo troféu ou o Independiente del Valle se tornará 26º membro desta seleta lista. E se vencer, o time equatoriano também alcançará um marco que muitos não conseguiram na história da competição: a glória continental na sua terceira aparição no torneio.

Cerro Porteno é a equipe que mais vezes disputou a Libertadores sem nunce ter vencido: participou 38 vezes, mas nunca chegou na final (foi seis vezes semifinalista). Gigantes do continente tiveram que esperar décadas para alcançar a glória, como por exemplo o Corinthians, que foi só ganhou depois de 45 anos e 11 participações entre o seu ano de estreia no torneio, em 1977, e 2012, ano que ganhou seu primeiro título.

 YASUYOSHI CHIBA/AFP/GettyImages

O Boca Juniors, segunda equipe que mais vezes levantou o troféu do torneio, venceu pela primeira vez em 1977, em sua sexta aparição. Já o Del Valle, humilde clube equatoriano, que chegou à primeira divisão em seu país apenas há seis anos, tem a chance de ser o melhor do continente na primeira vez que atingiu a fase eliminatória, depois de ter sido eliminado na fase de grupos em 2014, e não passar da fase prévia em 2015.

São poucos os clubes que conseguiram o que o Independiente del Valle está próximo de alcançar: Peñarol, Santos, Estudiantes, Flamengo e Argentinos Juniors são os únicos que foram campeões em sua primeira participação, embora os dois primeiros tenham um mérito particular: o uruguaios ganharam a primeira edição da história da competição em 1960, em que todos eram debutantes, e o Peixe foi consagrado na terceira.

O Estudiantes, por sua vez, foi coroado em 1968, quando o torneio ainda era novo. O Flamengo já era um importante time brasileiro quando venceu em 1981, uma época que a Libertadores já era mais conhecida. Mas o mais impressionante foi o título do Argentinos Juniors em 1985: foi tão excepcional que, depois da consagração, o clube só voltou a participar da competição em duas outras ocasiões.

 Reprodução

Quatro equipes ganharam seus primeiros títulos da Libertadores em sua segunda apresentação. Na primeira década do torneio, o Independiente ganhou o troféu em 1964, depois de ter estreado em 1961, e o Racing, ganhou em 1967, após ter participado pela primeira vez em 1962. 

Com a evolução da competição (e mais clubes presentes em todas as edições), o Grêmio venceu em 1983, um ano depois da sua primeira aparição, e o Vélez foi coroado em 1994, 24 anos após a sua apresentação inicial em 1980. Enquanto isso, apenas dois foram campeões em sua terceira participação: Cruzeiro, vencedor da edição de 1976,  já havia disputado o torneio em 1967 e 1975, e o Once Caldas, rei do continente em 2004, teve presenças em 1999 e 2002.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Messi, CR7 e outros nas férias | Micale é tudo que a Seleção precisava | Leicester pede preço alto por Mahhrez


O resto dos campeões, incluindo gigantes como Nacional, São Paulo River Plate e outros, tiveram que participar quatro vezes ou mais para conquistar o título da Libertadores. O mesmo Atlético Nacional que irá duelar com o Del Valle, disputou seis edições para dar a volta olímpica em 1989. 

Há também um total de 16 times jogaram pelo menos uma vez a final e não conseguiu vencer, com o América de Cali no topo da tabela com quatro derrotas em finais. Além disso, 168 clubes diferentes já jogaram ao menos uma edição da Libertadores.

Quanto tempo leva um titulo da Libertadores? Muito. Conquistar em apenas três edições, é raro.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook