Últimas

Servidores do Rio fazem ato no Galeão; governo diz que paga salário nesta 2ª

Policiais civis, bombeiros e agentes penitenciários estão desde as 6h30 desta segunda-feira (4) em protesto contra o atraso de salários no saguão do aeroporto internacional do Galeão, na zona norte do Rio. Os servidores reclamam dos atrasos e da falta de condições de trabalho.

Em nota, o governo do Rio já promete colocar os vencimentos em dia a partir desta segunda. Essa decisão foi tomada no sábado (2) em reunião do governador interino Francisco Dornelles (PP) com a cúpula da segurança pública. Para isso, será usado os R$ 2,9 bilhões repassados pelo governo federal ao Rio.

Por volta das 6h30, os policiais iniciaram o protesto com uma caminhada pela praia de São Bento, na Ilha do Governador que seguiu até o aeroporto. Vestidos de preto, os manifestantes se concentraram no desembarque internacional do Galeão.

Com faixas trazendo inscrições em português e inglês, os servidores carregavam mensagens sobre a morte de policiais e a violência no Rio: “Você sabia que 54 policiais morreram no Rio”, informava uma das faixas. Havia ainda bonecos manchados de vermelho com os policiais.

Cerca de três horas após o protesto, o governo do Rio liberou informe comunicando que a partir de hoje começa a acertar os atrasados com os servidores da segurança pública. O governo do Rio promete depositar a segunda parcela dos vencimentos e benefícios de maio‎ aos servidores ativos, inativos e pensionistas da área de segurança, incluindo policiais militares e civis, bombeiros e os da administração penitenciária.

Ainda esta semana, ‎serão depositados, nas contas desse grupo, a folha de pagamento de junho‎, o Regime Adicional de Serviço (RAS), que remunera quem trabalha na hora de folga, ‎as gratificações referentes ao primeiro semestre de 2015 do Sistema Integrado de Metas (SIM), de agentes que atuaram em áreas onde se reduziu a violência, além do RAS olímpico aos policiais que vão trabalhar durante os Jogos Olímpicos, entre julho e setembro.

Já a premiação do Sistema Integrado de Metas referente ao segundo semestre de 2015, o governo promete pagar na folha de agosto, no décimo dia útil de setembro. Uma reunião na manhã desta segunda define o pagamento de atrasados dos prestadores de serviço referente à manutenção dos blindados e helicópteros das duas polícias.


Fonte: Folha.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook