Base do IMA em Penedo será Centro de Educação Ambiental

Local é referência para a equipe que atua na região do baixo São Francisco e na Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe

 

Além da base descentralizada da Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) conta com outra base de apoio para suas ações. O local, que fica no município de Penedo, serve de referência para a equipe que atua na região do baixo São Francisco e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe e em breve funcionará como um Centro de Educação Ambiental.

 

Na última quinta-feira (11), uma equipe do órgão se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação de Penedo para articular futuras ações com escolaspúblicas na base da Marituba. “Iremos usar o local pra realizar trilhas, aulas de campo, palestras, oficinas”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.

 

Uma horta também será implantada na sede com o objetivo de mostrar à população a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos. A ideia é apresentar à comunidade os tipos de técnicas utilizadas para a manutenção e os períodos de colheita das hortaliças. Entre as sementes que serão plantadas estão o alface, o tomate cereja, a salsa, o coentro, o pimentão e a couve.

 

De acordo com Normande, os visitantes serão os multiplicadores da proposta que visa mostrar a importância da alimentação saudável e ambientalmente sustentável. “As atividades deverão levar a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e conscientização dos envolvidos. Para isso, a horta irá propor ações simples que podem ser multiplicadas no cotidiano das escolas”, destacou Normande.

 

Texto de Elayne Pontual
 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook