Circuito Penedo de Cinema premia vencedores com R$ 41 mil

União de eventos consagrados trazem mostras competitivas em que os vencedores recebem prêmios entre RS 5 mil e RS 10 mil; inscrições ainda estão abertas

 

Circuito Penedo de Cinema será realizado entre 29 de novembro e 3 de dezembro na cidade histórica do Baixo São Francisco

 

O Circuito Penedo de Cinema vai movimentar a cidade histórica entre 29 de novembro e 3 de dezembro ao reunir os amantes da sétima arte, sobretudo do cinema nacional. O surgimento do Circuito se deve pela união de quatro eventos que vão ocorrer no mesmo período em Penedo: o 9º Festival do Cinema Brasileiro, o 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 6º Encontro de Cinema Alagoano e a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. O circuito contará com mostras competitivas, oficinas, palestras e mesas-redondas para os entusiastas do cinema nacional, além de apresentações artístico-culturais na Praça 12 de Abril.

Além do retorno do Festival do Cinema Brasileiro após 34 anos desde sua última edição, a outra novidade do Circuito é a premiação em dinheiro das mostras competitivas. De acordo com o coordenador do evento, Sérgio Onofre, a premiação representa, do ponto de vista do realizador, um start para um novo projeto. “Via de regra, todo realizador termina um trabalho com outro em mente. E o incentivo financeiro é algo que faz esse círculo continuar girando”, declarou.

Os filmes vencedores das três mostras competitivas serão divididos nas categorias Júri Oficial e Júri Popular. Cada filme eleito pelo voto popular vai receber R$ 5 mil. O Júri Oficial, ainda a ser definido pela organização do evento, vai eleger o melhor filme de cada mostra competitiva. Nesse caso, a melhor produção do Festival Brasileiro receberá a quantia de RS 10 mil, enquanto os melhores curtas do Festival Universitário e da Mostra Velho Chico serão premiados no valor de RS 8 mil cada. O total de RS 41 mil em premiação pode ser visto no regulamento do Circuito Penedo de Cinema disponível na plataforma de inscrição Festhome.

O Circuito Penedo de Cinema será correalizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), pela Algás, Prefeitura Municipal de Penedo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). O Circuito recebe ainda apoio do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, Way Turismo e Consultoria e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inscrições abertas para as mostras competitivas

As inscrições para as mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema estão abertas até o próximo sábado (20) e são feitas apenas pela plataforma Festhome. Os interessados podem se inscrever em três mostras: a do 9º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, a do 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

Para ter acesso ao regulamento dos Festivais e da Mostra, é preciso estar cadastrado na plataforma. Cada proponente poderá inscrever apenas uma produção audiovisual e ser diretor ou produtor executivo da mesma. Os curtas-metragens inscritos devem ter, no máximo, 25 minutos, incluindo créditos, e produzidos a partir de 2014.

A inscrição na Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário apresenta mais detalhes. Os interessados devem ficar atentos, pois será necessário anexar documento que comprove o vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES) ou Escola Técnica de Cinema e Audiovisual onde o proponente estuda ou trabalha.

Caso seja estudante egresso, o candidato deverá apresentar declaração da instituição de ensino em papel timbrado e carimbado, o qual comprove que era aluno no período de realização do curta. Se for professor ou técnico-administrativo, deverá enviar cópia autenticada da carteira de identificação funcional ou declaração da instituição de ensino na qual trabalha.

Para a terceira edição da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, as produções inscritas devem seguir as seguintes regras: os filmes ou vídeos podem ser de qualquer gênero e devem ter sido produzidos ou ambientados em qualquer município da região fisiográfica da Bacia do Rio São Francisco. Além disso, devem ter classificação livre e poderão tratar sobre temáticas relacionadas às questões hídricas, à vida das comunidades ribeirinhas ou as demais questões socioculturais e socioambientais dos municípios que pertencem à Bacia.

Todas as informações sobre as inscrições para as mostras competitivas podem ser vistas no regulamento disponível noFesthome.

 

Por Assessoria

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook