efemérides do éfemello: A estreia de Ronaldo pelo Barcelona

Em 20 de agosto de 1996, o atacante fazia seu primeiro jogo com a camisa blaugrana

 


GOALPor Fernando Figueiredo Mello


“Ronaldo entrou no campo de jogo no minuto 65 [20 do segundo tempo]. Tentou algumas jogadas, demonstrou arranques pelas pontas, mas notou-se que era a primeira vez que atuava com os companheiros”, dizia reportagem do diário catalão Mundo Deportivo, na edição de 21 de agosto de 1996, dia seguinte à estreia de Ronaldo pelo Barcelona.
 
O próprio título da matéria definia o sentimento do novo reforço blaugrana: “Ronaldo não tem pressa”. Se o jovem atacante não tinha, clube e torcida tinham!
 
Comprado por US$ 20 milhões do PSV Eindhoven, ele foi apresentado no dia 19 e entrou em campo já 24 horas depois, contra o San Lorenzo, da Argentina, pelo tradicional Troféu Joan Gamper, torneio amistoso pré-temporada. Foi discreto – como se lê na análise do MD e se vê no vídeo abaixo.


(Foto: Getty Images) 

O Barça venceu por 2 a 0 e o destaque da partida disputada no estádio Olímpico, em Montjuic (a casa do Espanyol), foi outro brasileiro. O meia Giovanni, que chegara pouco antes de Ronaldo, anotou o primeiro gol e teve atuação enaltecida. O segundo do time treinado pelo inglês Bobby Robson foi do argentino Pizzi, hoje técnico da seleção do Chile, campeã da Copa América Centenária.
 
Pizzi também fez o segundo da vitória por 2 a 1 na final contra a Inter de Milão (aliás, um golaço por cobertura). O gol do time italiano, que vencera o Anderlecht na semifinal do quadrangular por 1 a 0, foi de Ganz. O primeiro do Barça, outro golaço, mas de falta, foi de Pep Guardiola. Ronaldo atuou por mais 25 minutos na decisão, substituindo Figo no ataque.
 
Em pouco tempo, o jovem craque brasileiro mostraria todo o seu potencial para fazer uma temporada impressionante: 47 gols em 49 jogos.
 
Com direito a golaços antológicos, como aquele da impressionante arrancada desde o meio-campo, contra o Santiago de Compostela, em 12 de outubro de 1996.
 
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
 
Lances da estreia de Ronaldo:

Gols de Barcelona 2 x 0 San Lorenzo:
 
 

Gols de Barcelona 2 x 0 Inter de Milão:


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook