Últimas

Governo alinha ações do setor econômico e turístico de Penedo

Em visita, secretário Helder Lima conversou com empresários e lideranças locais

 

Com foco na interiorização do desenvolvimento de Alagoas, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, esteve na segunda-feira (15) no município de Penedo. Durante a visita, foram identificadas as principais demandas locais e o andamento de ações voltadas para o segmento do Turismo e Indústria da região Sul do Estado.

 

Na ocasião, o secretário visitou a área do Distrito Industrial de Penedo, onde deverá ser instalada mais uma indústria do setor ceramista, que já se encontra em negociações avançadas para o investimento de uma nova fábrica em Alagoas.

 

"A meta da Sedetur é identificar a vocação de cada município do Estado para fortalecer o segmento e, consequentemente, a cadeia como um todo. Em Penedo, por exemplo, temos os principais insumos para o setor de cerâmica, que são o gás e a argila", afirmou Lima.

 

 

Turismo

 

Margeada pelo Rio São Francisco, a cidade tem seu conjunto histórico e paisagístico tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e possui grande potencial para o turismo cultural.

 

Durante a visita, o secretário esteve nos principais atrativos locais, como a Igreja Nossa Senhora das Correntes, o Complexo Conventual Franciscano Nossa Senhora dos Anjos, o Museu do Paço Imperial e o Teatro Sete de Setembro.

 

Lima acompanhou, ainda, o andamento das obras de construção do Centro de Convenções a céu aberto, que tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2017. O projeto pretende relacionar os espaços de Teatro, Biblioteca, Cinema e Associação Comercial, dispostos na região do centro, para serem utilizados na realização de eventos e programações culturais.

 

Além disso, o artesanato ribeirinho foi apresentado pelas mãos do artista Timaia, mestre na confecção de santeiros em madeira, e pelas artesãs da Associação Pontos e Contos, especializadas em bordado ponto cheio.

 

"Penedo, por si só, já representa um museu a céu aberto. O que o Governo do Estado pretende, em parceria com a Prefeitura, é impulsionar os atrativos e fortalecer o destino no segmento cultural e de lazer, comprovando a potencialidade do município e promovendo a atração de empreendimentos turísticos que desenvolvam a atividade na região", ressaltou o secretário.

 

 

Acompanharam a agenda o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, o diretor do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, e o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas.

 

 

Agência Alagoas

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook