Últimas

O que aprender com as Olimpíadas?

Em qualquer evento esportivo podemos sim encontrar algum ensinamento relevante para a vida.

Em  jogos coletivos ou em modalidades de competição individual  trabalhamos juntos porque, de fato, sozinho nunca iriamos conseguir atingir as metas.

Toda a história com os Jogos Olímpicos nos traz aprendizagens importantes, por exemplo, quantas pessoas participam das competições? Quantas equipes de apoio? Quantos jornalistas? Quantas pessoas? Difícil estimar!?

São muitos atletas olímpicos com rendimento espetacularmente inesperado, esperado ou  abaixo do esperado, mas um detalhe é forte: eles não desistem. Treinam, treinam, treinam e competem por amor ao esporte. E isso é cativante. O que dizer de Usain Bolt? De Michael Phelps? Simone Biles?  Os nossos medalhistas dessa edição RIO/2016?

Os Jogos Olímpicos representam o desporto em sua forma mais pura, e é por sua essência que devemos aprender. Não devemos ter a vida ou o trabalho, ou ainda ter uma empresa apenas por dinheiro ou poder, haja vista que não vamos muito longe quando privilegiamos uma mentalidade egoísta. Pelo contrário, lutar para fazer a diferença deve fazer parte da vida das pessoas. É preciso ter a cabeça no lugar para vencer, e o único caminho para a vitória é continuar lutando.

Importante cuidar do corpo. Nos manter em condições adequadas. Uma rotina, sabemos, afeta consideravelmente nosso desempenho, portanto, evitar o cansaço mental com atividades desnecessárias, pode aumentar significativamente nossa produtividade.

E para servir de base a essas lições supracitadas, é notório ver como os atletas e suas equipes acreditam neles mesmos! Observamos que entre as palavras mais citadas em suas entrevistas, estão a “Persistência, Superação, Correr atrás do sonho, Tem que acreditar, Tem que treinar muito, Tem que ter foco”.

Por fim, indiscutível os efeitos de sentido das frases capturadas nas entrevistas proferidas pelos atletas, que merecemos analisar, e viver a vida com fé, foco e força para lutar, e continuar lutando…

“Se você quer ser o melhor, tem que fazer coisas que as outras pessoas não estão dispostas a fazer”- Michel Phelps.

“A conquista mostra que todos nós, se a gente cair, a gente tem o direito de levantar de cabeça erguida e ir em busca dos nossos sonhos- Diego Hipólito

“ Se essas crianças (da Cidade de Deus) têm um sonho, têm que acreditar que podem realizar”- Rafaela Silva .

“A habilidade se desenvolve apenas com horas e horas de trabalho” – Usain Bolt.

“Foi fundamental (estar calmo). Tenho certeza que durante minha carreira aprendi a ter fé, que tudo ia dar certo. E tenho realizado muita coisa, de concentração, trabalho assim”- Thiago Braz.

“Cada degrau atingido é uma pequena vitória. Chegar lá depende do caminho percorrido” – Gustavo Guimarães.

“Fácil é sonhar todas as noites; difícil é lutar por um sonho todos os dias” – Lorena Molinos.

“Se houver 1% de chance, tenho 99% de vontade de lutar” – Francisco Barreto.

 

 

1471356416745_PastedImage

Ma. Cristiane Souza

 

Psicóloga/ Leader Coach / Doutoranda em Linguística (UFAL)

Sócia Diretora Ânima Consultoras Associadas

Consultora Credenciada SEBRAE/MAC

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook