Sem chuvas há 85 dias, Defesa Civil decreta estado de alerta no DF

Os brasilienses enfrentam período marcado pelo tempo seco. Desde a última semana, a umidade relativa do ar aponta índices inferiores à 20%. Devido à este fator, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal declarou nessa quarta-feira estado de alerta na capital.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo, o tempo deve se manter estável pelo menos até setembro. “Uma massa de ar seco atua sobre a região centro-oeste, causando queda na umidade”, explica.

Nesta quinta-feira, os termômetros registraram temperatura mínima de 15°C durante a madrugada, e devem marcar a 31°C na parte da tarde, período mais quente do dia. A umidade relativa do ar fica em torno de 80% e 25%. O céu de Brasília permanece de claro a parcialmente nublado com névoa seca ao longo do dia.

Com o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda a suspensão de prática de atividades físicas entre 10h e 16h, período em que a umidade permanece abaixo de 20%. Outras orientações são de se manter hidratado, usar protetor solar e cremes hidratantes, utilizar umidificadores ou colocar toalhas e bacias com água nos quartos durante todo o dia.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook