Últimas
eleicoes

Candidatos à prefeitura de Maceió participam de debate na TV Gazeta

Transmissão ao vivo começa às 22h30 desta quinta-feira na TV e no G1.Este será o último debate antes do primeiro turno das eleições de 2016

 

Os candidatos à prefeitura de Maceió Cícero Almeida (PMDB), JHC (PSB), Paulão (PT) e Rui Palmeira (PSDB) participam, na noite desta quinta-feira (29), do último debate do primeiro turno das eleições municipais.

O debate, realizado no prédio da TV Gazeta, será transmitido ao vivo pela emissora e também pelo G1, simultaneamente, logo após a novela 'Velho Chico', por volta das 22h30. O encontro reúne os candidatos registrados para o pleito de 2 de outubro que possuem representação na Câmara Federal acima de 9 parlamentares

O debate de ideias e projetos deve durar cerca de 95 minutos e as torcidas dos candidatos não aparecerão nas transmissões.

A  discussão será divida em quatro blocos – dois com temas de livre escolha dos políticos e dois com temas determinados em sorteio. As perguntas serão feitas apenas entre os políticos, por meio da condução do apresentador Felipe Toledo.

A ordem em que os candidatos farão as perguntas foi sorteada na reunião que antecede ao debate, na presença de representantes de todos os participantes. Em todos os blocos, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta.

O primeiro e o terceiro bloco do debate serão de temas determinados. Neles, o mediador vai sortear, a cada pergunta, um entre 12 temas que estarão em uma urna no estúdio. Cada tema será sorteado uma única vez.

A sequência é a seguinte, o mediador sorteia o tema da pergunta que o candidato (na ordem previamente definida) fará a outro de sua escolha, e tem 30 segundos para fazer a pergunta. O candidato escolhido para responder tem 1 minuto e 15 segundos para a resposta; quem perguntou terá um minuto para a réplica e quem respodeu terá um minuto para a tréplica.

O segundo e o quarto bloco serão de temas livres. O candidato sorteado para perguntar escolhe a pergunta que quer fazer a outro candidato. Ele também terá 30 segundos para fazer a pergunta. O tempo de resposta, réplica e tréplica será o mesmo dos outros blocos com temas determinados.

Apenas no primeiro bloco, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser perguntados uma vez. Cada candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não falou. No segundo, no terceiro e no quarto bloco, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas.

Ainda no quarto bloco, após a rodada de debates, os candidatos farão as considerações finais.

Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio, com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria pergunta, seu lugar será mostrado com mais destaque e o apresentador lembrará que ele não compareceu ao debate.

Se um candidato citar um adversário de modo ofensivo, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar em silêncio o dedo. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta. Assim que perceber que foi notado pelo apresentador, deve abaixar o dedo e aguardar. A produção poderá conceder um minuto para que ele responda às ofensas. O ofendido deve se manter dentro do tema

 

G1

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook