Últimas

Cariocas fazem o melhor Campeonato Brasileiro dos últimos anos

Flamengo brigando por título, Flu e Botafogo mais perto do G-4 do que do Z-4, e agora eles terão os reforços de Maracanã e Engenhão

No sorteio das quartas de final da Copa do Brasil realizado nesta sexta-feira (23), não havia time cariocas. Ainda assim, 2016 deve ser considerado um divisor de águas para as equipes do Rio de Janeiro, principalmente pela performance das equipes no Brasileirão: nesta altura do campeonato, com 26 jogos disputados, nenhum time está brigando contra o rebaixamento no momento.



GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Réver admite pressão | Flu coloca pressão na arbitragem | O que une R9, Pelé e Garrincha?


Vendo as posições dos cariocas na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro dos últimos dois anos, as situações eram bem distintas. Em 2015, o Flamengo também era o melhor do Rio, na 5ª colocação com 41 pontos e brigando diretamente por uma vaga na Libertadores. O Fluminense era 11º colocado com 34 pontos, enquanto o Vasco amargava a lanterninha com apenas 20 pontos. Sem esquecer que o Botafogo estava disputando a segunda divisão. A temporada terminaria sem classificados para a Libertadores e com a queda do Vasco.  

No ano anterior, o Vasco eram quem estava na segundona, mas as campanhas dos rivais não eram tão boas. O Tricolor era o mais bem colocado com 41 pontos na 7ª posição, brigando pelo G-4. Mais atrás, o Flamengo vinha na 13ª colocação com 31 pontos, enquanto o Botafogo ocupava a penúltima posição com apenas 26 pontos. Naquele ano, os cariocas também ficaram fora da Liberta e o alvinegro foi rebaixado.  

Já em 2013 foi  o último ano em que todos os quatro grandes disputaram a primeira divisão. Na 26ª rodada daquela temporada, o Botafogo estava dentro do G-4, Flu e Fla eram 11º e 12º colocados, respectivamente, e o Vasco estava na 17ª posição, dentro do Z-4. O Bota terminaria o ano com a classificação para a Libertadores, mas Vasco e Fluminense seriam rebaixados, embora o Tricolor tenha conseguido reverter sua situação com o polêmico julgamento no STJD que colocou a Portuguesa em seu lugar na segunda divisão.  

Em 2016, o Vasco está jogando a Série B pela terceira vez na história, o que não pode ser desconsiderado. Mas apesar de ter perdido pontos importantes nas últimas rodadas e estar com a liderança dividida em número de pontos com o Atlético-GO, a classificação para a Série A do próximo ao não deverá ser um problema.  

Enquanto isso, Flamengo, Fluminense e Botafogo estão todos na primeira página da tabela do Campeonato Brasileiro, algo raro nos últimos anos e que era inimaginável para esta temporada. Mais do que isso, o rubro-negro é um dos postulantes ao título, enquanto o Fluminense está bem mais perto do G-4 do que da zona da degola.  

O Botafogo é o carioca menos bem colocado na tabela. Ainda assim, a nona colocação do time hoje comandado por Jair Ventura calou a boca de muita gente que apostava em uma luta incessante contra o rebaixamento – como de fato aconteceu no início do Brasileirão. Hoje, o alvinegro mostra padrão de jogo e só nas últimas cinco rodadas foram quatro vitórias.  

De fato, o desempenho dos três cariocas na Série A é melhor do que o esperado para a temporada: um time brigando pelo título e dois com chances de G-4. E isso depois de jogarem toda a temporada longe da torcida, já que Maracanã e Engenhão estavam fechados para os Jogos Olímpicos. Apenas o Botafogo conseguiu uma saída com a adaptação do Luso-Brasileiro para Arena Botafogo, na Ilha do Governador, mas a estreia aconteceu apenas em julho, já na 15ª rodada.  

No próximo mês, os estádios mais importantes da cidade estarão de volta. Justamente na reta final do Brasileirão, quando Flamengo, Fluminense e Botafogo precisarão contar com toda a força de suas torcidas. Um reforço importante para os times que, dentro de campo, já mostram o renascimento do futebol carioca no Campeonato Brasileiro. E 2017 deverá ter os quatro grande juntos de novo. 


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook