Últimas

Cinegrafista que dá vida a Domingos Montagner em 'Velho Chico': 'Intenso'



Leandro Pagliaro é o responsável por gravar as últimas cenas do personagem Santo na reta final da novela: ‘Foi muito forte entrar no set sem ele.’

Leandro Pagliaro entre Christiane Torloni, o diretor Luiz Fernando Carvalho e Marcos Palmeira (Foto: Reprodução)Leandro Pagliaro (Foto: Reprodução)

Como todo final de novela, o desfecho de “Velho Chico” promete fortes emoções. Principalmente pela solução adotada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho para manter em cena o personagem Santo, interpretado por  Domingos Montagnerque morreu afogado no Rio São Francisco no dia 15 de setembro: um cinefrafista opera a câmera e interage com os atores como se fosse o personagem.

O escolhido pelo diretor para esta função tão delicada foi Leandro Pagliaro, que conversou com o EGO nesta quinta-feira, 29. Ele entra, de uma maneira diferente, na reta final da novela com o olhar de Santo. “A concepção foi do próprio Luiz Fernando em manter o Domingos personificado em cena usando uma câmera solta. Funciona como uma dança entre a câmera e os atores que estão envolvidos dentro da cena, com uma tela subjetiva”, conta ele, que trabalhou a primeira vez com a técnica nessas circunstâncias.

Leia também: Público se emociona com recurso para substituir Santo em ‘Velho Chico’

Me inspirei no trabalho dele para prestar, com todo respeito, essa homenagem”

Leandro Pagliaro

A morte de Domingo Montagner abalou todo o elenco e a equipe da novela. Para Leandro, não foi diferente. “O processo de gravação para mim, como para todo o elenco que participou das cenas, foi muito intenso e emocionante. Eu senti na pele… Foi muito forte entrar no set sem o Domingos. Mas, eu me inspirei no trabalho dele para prestar, com todo respeito, essa homenagem. Fazer com que ele viva para sempre em nossas memórias como um artista talentoso”, considera ele, que também trabalha como fotógrafo.

Lendro conta ainda que os atores gravaram as cenas sem marcação nem ensaio. “Essa quebra da quarta parede, que é a televisão, é muito curiosa, porque você insere o telespectador através a cena. Ali você coloca quem está assistindo junto do que os personagens estão sentindo. As emoções ficam muito maiores, porque você vive aquilo. Foi tudo muito instintivo e levado pela emoção. Tanto a Camila Pitanga, o Gabriel Leone, Giullia Buscacio e o outros atores, eles receberam a ideia com entusiasmo e gostaram muito desde o início. Principalmente, porque foi uma oportunidade de manter o Domingos na novela e fazer uma homenagem à sua memória.”

Leandro Pagliaro entre Christiane Torloni, o diretor Luiz Fernando Carvalho e Marcos Palmeira (Foto: Reprodução)Leandro Pagliaro entre Christiane Torloni, o diretor Luiz Fernando Carvalho e Marcos Palmeira (Foto: Reprodução)
Camila Pitanga em cena da novela Velho Chico (Foto: Reprodução/Globo)Camila Pitanga em cena da novela Velho Chico (Foto: Reprodução/Globo)
Giullia Buscacio e Gabriel Leone em cenada novela Velho Chico (Foto: Reprodução/Globo)Giullia Buscacio e Gabriel Leone em cenada novela Velho Chico (Foto: Reprodução/Globo)
Gabriel Leone em cena da novela Velho Chico (Foto: Reprodução/Globo)Gabriel Leone em cena da novela Velho Chico (Foto: Reprodução/Globo)

 


Fonte: Ego.globo.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook