Últimas

Corinthians e Palmeiras invertem papéis em comparação com Brasileirão de 2015

Dessa vez Verdão vai defender a liderança em clássico, enquanto Timão buscará entrada no G-4, ao contrário do que aconteceu no ano passado


GOAL Por Allan Brito 


De um lado, um time que lidera o Campeonato Brasileiro no 2º turno e é considerado favorito na briga pelo título. Do outro, uma equipe que é muito irregular, está em construção e briga para entrar no G-4. Esse foi o cenário do clássico Palmeiras x Corinthians em 2015. E esse será o cenário do clássico Corinthians e Palmeiras neste sábado (17), mas com papéis invertidos.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Raio-X do Dérbi | Corinthians treina para clássico | Motivos para Palmeiras se preocupar


Em 2015, o jogo foi válido pela 23ª rodada e era o Corinthians que liderava o Brasileirão. Tinha 49 pontos e vivia com o Atlético-MG na cola. Já o Palmeiras estava em sétimo, com 34 pontos.

A diferença entre as equipes era natural, afinal o Corinthians tinha uma base bem montada por Tite, com padrão de jogo e organização. Já o Palmeiras tinha reconstruído um elenco inteiro no começo do ano, trocado de técnico e ainda apresentava muitos defeitos sob o comando de Marcelo Oliveira.


Escalação no clássico contra o Palmeiras


Escalação no clássico contra o Corinthians

O clássico foi um jogaço marcante: o Palmeiras esteve na frente três vezes, mas o Corinthians foi buscar o empate gol a gol. O placar de 3 a 3 teve um gosto amargo para o Verdão, que esteve perto de estragar a boa fase do rival, mas vacilou e se complicou na briga pelo G-4. Cada vez mais focado no tri da Copa do Brasil, o Palmeiras logo abandonou essa disputa.

Em 2016, o jogo será válido pela 26ª rodada e dessa vez quem lidera é o Palmeiras. Tem 48 pontos e vive com o Flamengo na cola. Já o Corinthians está em 5º, com 41 pontos. 

Novamente a diferença entre as equipes é fácil de explicar: o Palmeiras manteve a base campeã da Copa do Brasil, contratou bons reforços e se fortaleceu com o bom trabalho de Cuca. Já o Corinthians perdeu quase todo o elenco campeão de 2015, inclusive o técnico Tite, que foi comandar a Seleção Brasileira. O novo treinador, Cristóvão Borges, ainda sofre para emplacar no time e está sob pressão da torcida.


Cleiton Xavier decidiu o jogo entre Palmeiras e Corinthians no 1º turno de 2016 (Foto: Palmeiras/ Divulgação) 

Tantas mudanças são refletidas até nas escalações dos times. Entre vendas, lesões e suspensões, apenas três jogadores que disputaram o clássico de 2015 devem jogar neste sábado: Cássio, Zé Roberto e Dudu. A diferença é que a maioria dos corintianos de 2015 foi negociada. No Palmeiras muitos ainda estão no elenco e apenas estão sem condições de jogo ou viraram reservas.

Como todo clássico, é impossível prever o resultado de sábado, mas dá para acreditar que novamente Palmeiras e Corinthians farão um jogo marcante, afinal novamente estão no topo da tabela. A partida será na Arena Corinthians, neste sábado, às 16h (de Brasília).


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook