Últimas

Geraldo Julio abre 10 pontos sobre João Paulo na disputa pela prefeitura do Recife

A avalia
A avaliao feita pela Datamtrica Consultoria de que a pesquisa mostra a possibilidade das eleies no Recife serem definidas ainda no primeiro turno. Fotos: Karina Morais/Esp DP/Reproduo do Facebook

A cinco dias das eleições municipais, a Datamétrica Consultoria Pesquisa Contact Center indica que o candidato à reeleição no Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB), tem 10 pontos percentuais de vantagem, quando analisados os votos válidos, para o adversário mais próximo na corrida eleitoral, João Paulo (PT). Pelos números da pesquisa, o socialista aparece com 45,45% contra 34,61% do petista. Para Geraldo repetir o resultado da campanha eleitoral de 2012, quando venceu no primeiro turno, é necessário que ele avance em 4,55 pontos percentuais, mais um voto, nesse quesito.

Confira aqui, em PDF, a pesquisa completa

Em terceiro lugar está o candidato Daniel Coelho (PSDB), com 13,73%. Priscila Krause (DEM) possui 3,70%; Edilson Silva (PSol), 1,48%; Simone Fontana (PSTU), 0,59%; Carlos Augusto Costa, 0,33%; Pantaleão (PCO), 0,10%. Os votos válidos não incluem os brancos e nulos e são utilizados para calcular o resultado das eleições.

Confira aqui o perfil do entrevistado pela pesquisa Datamétrica

A avaliação feita pela Datamétrica Consultoria é que “a pesquisa mostra que está aumentando a possibilidade das eleições no Recife serem definidas ainda no primeiro turno”. Avalia-se que “a candidatura do atual prefeito apresenta uma curva de crescimento”. O instituto de pesquisa ressalta ainda que “historicamente se sabe que os eleitores indecisos têm mais inclinação a votar naquele candidato com maior chance de vitória”.

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 23 de setembro com 900 questionários nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife, conhecidas como RPAs. A margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. Na pesquisa estimulada, levando em conta todas as possibilidades, incluindo votos brancos, nulos e os que estão indecisos ou não sabem, Geraldo Julio aparece com 37% das intenções contra 28% de João Paulo, 11% de Daniel Coelho e 3% de Priscila Krause.

Nesse formato do estudo, onde o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, Edilson Silva permanece com 1%, enquanto Carlos Augusto, Simone Fontana e Pantaleão não pontuam. O número de indecisos chega a 6% e podem ser importantes nessa última semana de campanha. No total, 12% afirmaram ter intenção de votar branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea da Datamétrica, o entrevistador não apresentou os nomes dos candidatos aos eleitores, mas fez a seguinte pergunta: se as eleições fossem hoje, em quem o (a) sr. (a) votaria para prefeito (a) do Recife? Nessa modalidade, 30% das intenções de votos foram dadas a Geraldo 24% a João Paulo, 8% a Daniel, 1% a Priscila e 1% a Edilson. Carlos Augusto, Simone Fontana e outros não pontuam. A quantidade de votos brancos e nulos é de 15% e indecisos sobe para 20%.


Dados técnicos da pesquisa

As regiões político-administrativas e seus bairros:
1) – Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade, Ilha Joana Bezerra
2) – Arruda, Campina do Barreto, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois Unidos, Linha do Tiro.
3) – Aflitos, Alto do Mandu, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Apipucos, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Casa Amarela, Casa Forte, Córrego do Jenipapo, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Guabiraba, Jaqueira, Macaxeira, Monteiro, Nova Descoberta, Parnamirim, Passarinho, Pau-Ferro, Poço da Panela, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama.
4) – Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Engenho do Meio, Torrões, Caxangá, Cidade Universitária, Várzea.
5) Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueria, Mustardinha, San Msrtin, Sancho, Tejipió, Totó.
6) Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura, Jordão, Cohab.

Intenção de voto espontânea para prefeito do Recife
(% em relação ao total de cada coluna)
Pergunta:  Neste ano vai haver eleições para prefeito do Recife. Se as eleições fossem hoje, em quem o(a) sr.(a) votaria para prefeito do Recife?
Geraldo Julio       30
João Paulo           24
Daniel Coelho        8
Priscila Krause        1
Edilson Silva            1
Carlos Augusto Costa   0
Simone Fontana           0
Outros                         0
Branco/nulo/ninguém     15
Não sabem/Indecisos     20
Não opinaram                  0
Total    100

Metodologia

Amostra: 900 questionários
Margem de erro: 3,3%
Intervalo de confiança de: 95%
Período de campo: 22 e 23 de setembro
Registro: PE-06822/2016
Pesquisa realizada pela Datamétrica Consultoria
Contratante: Diario de Pernambuco


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook