Últimas

Manchester United ou City? Quem gastou mais dinheiro desde 2008?

De Paul Pogba a Leroy Sané, um valor de mais de um bilhão de reais saiu dos cofres dos rivais nesta temporada

Nenhum clube no mundo gastou tanto dinheiro em transferências quanto Manchester City e Manchester United nos últimos três meses. Uma corrida milionária que teve o seu início em 2008, quando o lado azul da cidade inglesa passou a ser, de uma forma surpreendente, o clube com mais dinheiro em toda a Premier League.

Antes da atual temporada começar, o técnico Pep Guardiola gastou um valor recorde de 170 milhões de libras (cerca de R$ 727 milhões) para trazer John Stones, Leroy Sané, Claudio Bravo, Gabriel Jesus e Nolito para buscar o seu sétimo título nacional em nove anos.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Real e Barça de olho em joia do Vasco | Empresário de Ibra ataca Guardiola | Mourinho vs Guardiola


Em Old Trafford, José Mourinho viu o seu United quebrar todos os recordes em termos de valores para contratar Paul Pogba. No total, os Red Devils gastaram 143 milhões de libras (cerca de R$ 611 milhões) para trazer Ibrahimovic, Pogba, Eric Bailly e Henrikh Mkhitaryan.

Mas comparando o total dos últimos nove anos, quando o City foi comprado pelo Grupo Abu Dhabi, quem gastou mais?

É notável o ânimo dos Citizens nas primeiras temporadas desde que os investimentos pareceram ser infinitos. Entre 2008, 2009 e 2010, foram 379,5 milhões de libras (mais de um bilhão de reais). Nas temporadas seguintes, até 2014, foram outros 314,5 milhões de libras – apesar de menos em relação ao período anterior, segue sendo um valor incrível. Os jogadores, contratados a peso de ouro, ajudaram os azuis nas conquistas de todos os títulos possíveis na Inglaterra.

Nos últimos dois anos, os valores de transferências bateram recordes por toda a Inglaterra. E o City não ficou atrás: torrou 317 milhões de libras.

O que impressiona é que o Manchester United resistiu à tentação de abrir os cofres até a aposentadoria de Sir Alex Ferguson. Entre 2008 e 2013, o United gastou menos (£243,5 milhões) do que o City no período entre 2008 e 2009 (£248,5 milhões).

Entre janeiro de 2014 e agosto de 2016, no entanto, o United tomou a frente na batalha de bilionários: £459 milhões gastados, mais de £90 milhões a mais do que os rivais no mesmo período de tempo.

Juntando todos os valores nos últimos, o City leva uma vantagem de £308,5 milhões sobre o rival vermelho. Confira os resultados dentro de campo no período de nove anos abordado.

Um dado interessante é que o alto investimento não rendeu um aumento tão grande no interesse global em relação ao City. Paradoxalmente, a queda de rendimento do United nos últimos anos coincidiu com um aumento no interesse em relação aos Red Devils, de acordo com informações do Google.

Repare abaixo, como o City sempre se manteve abaixo do United em termos de interesse global. O período de maior alta para os azuis aconteceu na última temporada, quando o clube chegou na semifinal da Champions League.

O City ‘bateu’ o United na disputa para ver qual time gastou mais dinheiro durante a pré-temporada, e os comandados de Guardiola estão na Champions League. Os homens de Mourinho vão disputar a Europa League.

Mesmo assim, quando ambos estiverem em campo na manhã deste sábado (10) é clássico. E daqueles nos quais uma vitória é tão celebrada quanto um troféu!


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook