Últimas

Municípios de AL terão aumento no FPM após atualização populacional

São Miguel dos Campos e Satuba terão mais recursos a partir de 2017. Aumento do número de habitantes elevou coeficiente municipais.

 

Após a atualização da estimativa populacional divulgada no dia 30 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dois municípios alagoanos – São Miguel dos Campos e Satuba – que apresentaram crescimento populacional nos últimos anos, terão reajustes, a partir de 2017, nos valores de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os reajustes dos repasses financeiros vão ocorrer devido o aumento dos coeficientes dos dois municípios, que obtiveram crescimento de 0,2 pontos devido o aumento populacional.

No levantamento feito Confederação Nacional dos Municípios (CNM), São Miguel dos Campos, que tem segundo o IBGE uma estimativa populacional de 61.204 habitantes, passa do coeficiente de 2,2 para 2,4. Já o munícipio de Satuba, que contabilizava estimativa de 13.824 habitantes, passa do coeficiente de 0,8 para 1,0.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sócio demográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

 

G1

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook