Últimas
ima-penedo

Nova base descentralizada do IMA é inaugurada na cidade de Penedo

Projeto atenderá comunidade da APA de Marituba do Peixe

 

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (29) no município de Penedo, sua nova base descentralizada. A estrutura atende a toda Área de Proteção Ambiental (APA) de Marituba do Peixe, auxiliando no trabalho socioambiental do órgão.

 

Durante a inauguração, Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, reafirmou para a comunidade que as portas da base estarão abertas para receber a população. “A ideia é envolver toda comunidade nessa base. Temos também a intenção de tentar explorar a sustentabilidade desta APA”, explicou Gustavo Lopes.

 

 

Localizada na AL-101, ao lado da entrada da APA de Marituba do Peixe, a base conta com um salão principal, acessível à cadeirantes, que poderá servir para reunir a comunidade, debatendo melhorias na região. Além disso, há também um anexo com dormitórios e cozinha para que alunos e pesquisadores da região possam intensificar seus estudos ambientais.

 

Os técnicos da Gerência de Educação Ambiental instalaram no local um viveiro de aclimatação de mudas que atenderá o projeto Alagoas Mais Verde. Há também uma área destinada ao artesanato local onde as artesãs poderão vender suas obras perto da estrada onde há maior tráfego de veículos.

A base também servirá como um centro para projetos de Educação Ambiental na APA.

 

“Iremos usar o local pra realizar trilhas, aulas de campo, palestras, oficinas”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.

 

Uma horta também será implantada na sede com o objetivo de mostrar à população a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos. A ideia é apresentar à comunidade os tipos de técnicas utilizadas para a manutenção e os períodos de colheita das hortaliças. Entre as sementes que serão plantadas estão o alface, o tomate cereja, a salsa, o coentro, o pimentão e a couve.

 

De acordo com Normande, os visitantes serão os multiplicadores da proposta que visa mostrar a importância da alimentação saudável e ambientalmente sustentável. “As atividades deverão levar a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e conscientização dos envolvidos. Para isso, a horta irá propor ações simples que podem ser multiplicadas no cotidiano das escolas”, destacou Normande.

 

Entre os planos futuros ainda consta um Meliponário, coleção de colmeias de abelhas sem ferrão, que poderão servir para aulas práticas das escolas do interior.

 

 

Estiveram reunidos na Base da APA de Marituba do Peixe, técnicos do IMA, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), Corpo de Bombeiros, Usina Caeté e moradores da região. Todos os órgãos e entidades presentes firmaram o compromisso de trabalharem juntos buscando a preservação da APA.

 

A base funcionará das 8h às 14h, podendo ser utilizada em horários alternados em caso de agendamento prévio.

 

Incêndio

No início do mês de setembro, poucos dias antes da inauguração, a base sofreu um incêndio criminoso, tendo sua inauguração remarcada. Uma nova reforma foi feita, e melhorias foram acrescentadas na estrutura possibilitando a inauguração no mesmo mês.

 


“Acreditamos que a população vai abraçar essa base descentralizada e não deixará que isso aconteça de novo. Trabalharemos juntos para fazer com que a região cresça”, afirmou Gustavo Lopes.

 

Assessoria

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook