Últimas

Pesquisa Datamétrica: João Paulo (PT) apresenta rejeição de 25%

No levantamento, a rejei
No levantamento, a rejeio de Joo Paulo maior entre os homens, chegando a 27% contra 23% das mulheres. Foto: Karina Morais/Esp DP

A rejeição é um aspecto que os candidatos precisam trabalhar para vencer uma campanha política. No Recife, segundo a Datamétrica Consultoria, o candidato João Paulo (PT) desponta com a maior rejeição entre os postulantes ao cargo de prefeito, com 25% em relação ao total. Em segundo lugar, aparece Pantaleão (PCO) com 22%. No quadro geral, 17% das pessoas não votariam em Edilson Silva (PSol) de jeito nenhum, contra 15% de Geraldo Julio (PSB); 14% de Simone Fontana (PSTU); 13% de Priscila Krause (DEM); 11% de Daniel Coelho (PSDB); 11% de Carlos Augusto (PV).

Confira abaixo, em PDF, a pesquisa Datamétrica completa:
Parte I
Parte II

O questionário revela que 7% dos eleitores não votariam em nenhum candidato, enquanto 3% não sabem e 2% não opinam. Nesse caso específico, a pergunta feita ao eleitor foi a seguinte: em qual ou quais destes o (a) sr (a) não votaria de jeito nenhum? Curiosamente, 10% dizem que votariam em qualquer um dos nomes mostrados no disco pelo entrevistador.

No levantamento, a rejeição de João Paulo é maior entre os homens, chegando a 27% contra 23% das mulheres. Com relação a Geraldo Julio, é de 15% entre o gênero masculino e 14% entre o feminino, o que mostra um empate técnico.

Geraldo Julio abre 10 pontos sobre João Paulo na disputa pela prefeitura do Recife

A maior rejeição de João Paulo, de 31%, é na RPA 6, que inclui os bairros Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura, Jordão e Cohab. Já a menor é na RPA 4, que corresponde à Ilha do Retiro, ao Cordeiro, à Iputinga, à Madalena, ao Prado, à Torre, ao Zumbi, ao Engenho do Meio, a Torrões, à Caxangá, à Cidade Universitária e à Várzea.

Já o prefeito-candidato tem a maior percentagem de rejeição na RPA1, que compreende os bairros do Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade e Ilha Joana Bezerra. A menor se dá na RPA2, onde se situam Arruda, Campina do Barreto, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois Unidos, Linha do Tiro.

Outro dado interessante que pode ser analisado pelos candidatos e candidatas é apontado quando o entrevistador pergunta, de forma separada, se o eleitor tem certeza se vota em Daniel Coelho, Geraldo Julio ou João Paulo. O questionamento é feito apenas para os eleitores que declararam voto em cada um desses prefeituráveis. As respostas são as seguintes: 62% dos que votam no tucano estão muito certos e não vão mudar. O percentual é de 70% quando o mesmo quesito é apresentado para os que optaram por Geraldo Julio e de 73% para João Paulo.

A expectativa de vitória entre os eleitores é maior para Geraldo Julio. Ao serem indagados sobre “quem o (a) sr (a) acha que vai ganhar a eleição para prefeito do Recife, 55% respondem “Geraldo Julio”, 26% acham que o vencedor será João Paulo e apenas 3% citam o nome de Daniel Coelho.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook