Últimas
uneal

Uneal fica em penúltimo lugar em ranking de universidades; Ufal é a 37ª

Lista foi feita pelo jornal Folha de São Paulo; faculdade de Arapiraca está na 194ª posição

 

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) ficou em penúltimo lugar no RUF, o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo. Dentre as 195 entidades de ensino superior ranqueadas pela publicação, a instituição, que tem o campus principal em Arapiraca, conseguiu apenas a 194ª posição.

Com nota final de 6,5, a Uneal "perdeu" apenas para a Universidade do Tocantins (Unitins), que teve 2,49. Ao todo, são cerca de sete mil alunos em 25 cursos promovidos nos cinco campi: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. Também há uma extensão em Maceió.

No Estado, outras duas entidades foram avaliadas e a que ficou em melhor colocação no ranking geral foi a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no 37º lugar, com a nota 68,74. Já a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ocupa a 167ª colocação, com nota final de 20,14.

Outras faculdades alagoanas, além do Instituto Federal (Ifal), também tiveram cursos analisados, mas não entraram no ranqueamento das entidades de ensino superior. Os mais bem colocados foram Nutrição, na 15ª posição geral; e Serviço Social, na 21ª, ambos na Ufal. Já o pior foi Administração no Cesmac Sertão, em 1463º.

As melhores colocadas no estudo feito pela Folha de São Paulo são a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1º, com 97,46 pontos; a Universidade de São Paulo, em 2º, com 97,03; e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 3º lugar, com nota final de 96,77.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2016, as universidades estão classificadas no ranking geral e nos rankings de cursos. No geral, estão avaliadas 195 instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Os dados são coletados por uma equipe do jornal em bases de patentes brasileiras, periódicos científicos, Ministério da Educação (MEC) e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

A Gazetaweb entrou em contato e aguarda posicionamento da Uneal sobre o ranking.

 

gazetaweb

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook