Últimas

Comparado a Iniesta, jovem do Barcelona vai defender Kosovo

Jovem refugiado tem apenas 16 anos e está nas categorias de base do clube catalão, mas já foi convocado para seleção principal

O Barcelona tem um jovem jogador com uma história bastante rica e curiosa. É o garoto Labinot Kabashi, que tem apenas 16 anos e já foi convocado para defender sua seleção. Isso porque a equipe é Kosovo, que começou a disputar partidas pela FIFA agora e está procurando talentos em todo mundo.



GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Notícias do Barcelona | Messi é torcedor do Real? | Filho de Neymar participa de vídeo


Kabashi nasceu em Kosovo em 2000, mas naquela época a região não era reconhecida como país. O território pertencia à Sérvia e havia muitos conflitos e guerras. E foi exatamente por isso que a família de Kabashi saiu de lá em 2002.

Porém, em 2008, Kosovo conseguiu ser reconhecido como país e começou a preparar sua seleção de futebol. Demorou para ser reconhecida pela Fifa, mas fez sua estreia oficial em junho deste ano, contra as Ilhas Faroe.


Seleção de Kosovo em campo (Foto: Getty Images)

A FIFA deu uma permissão especial para Kosovo buscar jogadores que possam defender o país a partir de agora, mesmo que eles tenham defendido outras equipes nacionais. É claro que isso depende da vontade dos atletas, mas no caso de Kabashi isso não será problema.

Em um primeiro momento, ele não acreditou na convocação: “eu pensei que estavam fazendo uma piada”, afirmou à Barça TV. “Mas vi que não era piada e fiquei muito feliz. Estou orgulhoso por poder jogar por Kosovo”.

Kabashi jogou no clube em que Pep Guardiola começou sua carreira, o Gimnastic Manresa, e foi treinar no Barcelona em 2010. Desde então evoluiu e hoje está no time juvenil B. No clube ele é comparado com Andres Iniesta e ninguém se surpreendeu com sua convocação para defender Kosovo. Porém, se ele jogar pela seleção na sexta-feira, contra a Croácia, não poderá mais defender a Espanha na carreira futuramente. Para uma seleção como Kosovo, é fundamental que isso aconteça, pois o país não pode se dar o luxo de perder um jovem comparado a Iniesta.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook