Últimas

Entenda como Klopp fez o Liverpool ser o time mais empolgante da Premier League

Técnico se inspirou no estilo de jogo do Borussia Dortmund e tem feito chutar com precisão, tocar a bola com eficiência e marcar com intensidade

No dia 8 de outubro vai ser completado um ano desde que o Liverpool trocou o técnico Brendan Rodgers por Jurgen Klopp, que vinha de um ótimo trabalho no Borussia Dortmund. Ele conseguiu fazer o time crescer aos poucos e já era esperado que o time buscasse pelo menos uma vaga na Liga dos Campeões. Mas agora o Liverpool já virou até candidato ao título.

Não são apenas os resultados que impressionam. A forma como eles são conquistados também são motivos para comemoração. Klopp conseguiu importar com sucesso o estilo de jogo que estava implantado no Dortmund. Isso fez o Liverpool virar o time mais emocionante do Campeonato Inglês

Nos 37 jogos que o Liverpool fez sob o comando de Klopp, o time fez 73 gols – mais do que qualquer time da Premier League e mais do que West Brom e Swansea juntos. 

Isso acontece porque o Liverpool é um dos times que mais chuta na Inglaterra e com mais precisão. O Tottenham até consegue superá-lo, mas ambos estão muito à frente dos outros. O Manchester United, por exemplo, deu 200 chutes a menos que o Liverpool.


Liverpool está em 4º lugar no Inglês (Foto: Getty Images)

Outra boa estatística, que mostra a característica do time, é a precisão de passes. O Liverpool está com média de 58,8% de posse e tem média de precisão de 80,9%, um número altíssimo.

Defensivamente, o time imita uma tática que foi aperfeiçoada na Alemanha, pelo Dortmund e outras equipes. A orientação é pressionar os adversários assim que o time perde a bola. O adversário ainda está à procura de orientação, sem saber onde passar a bola. Vai ficar vulnerável.

A implementação desse estilo fez o Liverpool acertar muito mais desarmes: hoje a média é 825 contra 150 da temporada passada. Na comparação com outros clubes, como o Arsenal, a diferença é grande, pois foram apenas 667 do time londrino.

Talvez essa estratégia custe caro no futuro, se os adversários perceberem que podem recuar e esperar o cansaço do Liverpool. Mas por enquanto isso não aconteceu. E isso também mostra como Klopp soube transferir bem sua filosofia de jogo vinda da Alemanha.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook