Últimas

Entenda por que clubes mexicanos podem abandonar a Libertadores

Paciência dos clubes começou a acabar por causa das mudanças de regra e mau relacionamento com a Conmebol

A relação entre os clubes mexicanos e a Conmebol só piora. As mudanças recentes na Copa Libertadores e outras questões do passado ameaçam até a participação desses times na competição.



GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Final decidida em dois jogos | Novo G-6 do Brasileirão | Notícias do Brasileirão


Os times mexicanos nunca tiveram o direito de decidir a final da Libertadores em suas casas. A Conmebol prometeu mudar isso, mas não tomou essa atitude. Só isso já estava incomodando a Liga MX. 

Agora as novas reformas fizeram com que o torneio sul-americano concorra com a Liga dos Campeões da Concacaf, o que deve atrapalhar o calendário dos mexicanos. 

A Liga MX também se incomoda com outras mudanças que já aconteceram durante o torneio, como a regra do gol fora de casa, que prejudicou o América na final de 2007, contra o Arsenal de Sarandí. Durante a competição foi decretado que isso seria critério de desempate.


Tigres-MEX bateu o Inter e foi finalista na Libertadores de 2015 (Foto: Lucas Uebel)

Os mexicanos ainda reclamam da falta de lucro. De acordo com uma reportagem da revista Forbes, um elenco da Liga MX tem 21 vezes mais estabilidade financeira que os sul-americanos, que muitas vezes operam no vermelho. Como os mexicanos gastam muito para competir na Libertadores, principalmente nas longas viagens, existem clubes, como o Jaguares, que reclamam de ter tomado prejuízo, ou seja “pagado” para disputar a competição.

Não é nenhum segredo que, desde que o México passou a participar da Libertadores, a quantidade de extrangeiros nos clubes de lá aumentou demais. Porém, muitos foram um fracasso, como Mauricio Molina (Monarcas), Macnelly Torres (San Luis) e recentemente Silvio Torales (Pumas). Sem a participação no torneio, pode haver a esperança de mais mexicanos receberam chances nos clubes.

E por fim, mas não menos importante, o México entende que a Libertadores não fez com que o nível dos times melhorasse muito. O Cruz Azul de 2001 chegou perto do título e esperava-se que, quando os clubes mexicanos levassem a competição mais a sério, pelo menos um título viria. Ninguém foi campeão até agora e aconteceram poucas campanhas boas. 

 


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook