Últimas

Gilmar Mendes acompanha trabalhos de auditoria da votação no TRE em SP

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, acompanhou  os trabalhos de auditoria da votação na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, um processo de votação paralela que, conforme destacou, garante a segurança do sistema do voto eletrônico.

  
Ele disse que está acompanhado com rigor a questão de segurança pública e informou que foram feitos pedidos de um reforço de agentes federais para mais de 400 municípios, incluindo o Rio de Janeiro, e Itumbiara, em Goiás, onde, no último dia 28, um atentado causou a morte do candidato à prefeitura,  José Gomes da Rocha (PTB) e deixou ferido o vice-governador José Eliton (PSDB), que recebeu alta do hospital ontem (1º). Em relação à capital do Maranhão, São Luís, Mendes disse que esteve lá, pessoalmente, acompanhando a situação, onde ocorreram uma rebelião de presos e ataques de violência nas ruas com ônibus incendiados.

 

“Estamos acompanhando esse quadrado e atendendo aos pedidos de força federal com rigor.  Agora, claro, houve uma deterioração da força de segurança pública no Brasil, e isso se reflete no processo eleitoral. Não se trata apenas de ter um processo eleitoral mais violento, nós temos é quadro de maior violência do que tínhamos em 2012”, afirmou. O presidente do TSE  disse que a votação está transcorrendo em paz. Questionado sobre as ocorrências já registradas, afirmou que, até por volta das 10h, tinha a informação de que apenas nove urnas tiveram de ser substituídas, o que, na avaliação dele, mostra que a votação está se desenvolvendo bem e de forma adequada.

 

Neste domingo, 144.088.912 de eleitores irão às urnas em 5.568 municípios brasileiros. De acordo com o TSE, o pleito deste ano tem 16.567 mil candidatos a prefeito e 436.376 candidatos a vereador em todo o país. Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, 32.684.931 eleitores estão aptos a comparecer às urnas. Apenas 92 municípios têm mais de 200 mil habitantes e, por isso, poderão ter segundo turno. Entre os eleitores, 68.767.634 são homens e 75.226.056, mulheres.


Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook