Últimas
ifal

Ifal Penedo ocupa 1º lugar entre escolas públicas de Alagoas no ranking do Enem 2015

As notas por escola na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram liberadas pelo Inep na última terça-feira (4).

 

O Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está entre as 20 escolas de Alagoas com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, sendo a primeira instituição de ensino pública a aparecer no ranking estadual. As notas por escola foram liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira (4). 

Na lista de Alagoas, há 18 escolas à frente do Ifal Penedo e todas são da rede privada. A maioria, 12 no total, está localizada na capital e as demais nas cidades de Arapiraca (4), Boca da Mata (1) e Santana do Ipanema (1). A segunda escola pública a aparecer na lista ocupa a 54º colocação. Trata-se do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, pertencente à rede estadual de ensino.

Para a coordenadora de Formação Geral do Campus Penedo, Janaína Soares, o desempenho obtido reflete naturalmente a qualidade do ensino na instituição e não o alcance de uma meta estabelecida pelos professores e alunos. “Nós não nos concentramos em treinar os estudantes para acertar questões do Enem. Nosso foco é na oferta de uma formação teórica e prática que permita ao aluno se sair bem nos processos seletivos que escolhe participar”, destacou.

Os resultados do Enem por escola contemplam as 14.998 unidades do país que cumpriram o critério de ter, pelo menos, dez alunos participantes do Enem 2015 e taxa de participação igual ou superior a 50% (baixe aqui a planilha completa). No ranking da rede pública por região, o Ifal Penedo aparece como a 21ª escola com melhor desempenho do Nordeste, de um total de 2.196. Em nível de Brasil, entre as 8.732 escolas públicas, a instituição ocupa a 266º posição.

Indicadores – A planilha divulgada pelo Inep também relaciona as médias das escolas a alguns indicadores, entre eles, o de nível socioeconômico (INSE) e o de formação docente. O INSE possibilita, de modo geral, situar o público atendido pela escola em um estrato ou nível social e é calculado a partir da escolaridade dos pais, da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos. Entre as 20 escolas de Alagoas com melhor desempenho no Enem 2015, somente o Ifal Penedo apresenta nível socioeconômico médio baixo. As outras escolas têm INSE muito alto, alto ou médio alto.

Quanto ao indicador de formação docente, na comparação com as demais escolas do grupo, o Ifal Penedo é o que apresenta o maior índice (87,10%). Nas 18 unidades à frente do campus, o percentual é entre 30,80 e 77,70. O indicador de formação docente está relacionado à classificação dos professores considerando sua formação acadêmica e as disciplinas que lecionam.

“Somos uma instituição de ensino pública, localizada no interior do estado, que atende a um público cujo nível socioeconômico é médio baixo e com um corpo docente qualificado na área em que atua. Mesmo o Enem não sendo o foco do ensino que ofertamos, os alunos que participaram da edição 2015 garantiram ao Ifal Penedo uma colocação de destaque, o que nos leva a concluir que vale sim a pena investir em educação pública”, ressaltou o diretor-geral do Ifal Penedo, Carlson Lamenha.

Rede profissional – As médias da grande maioria dos institutos federais não estão na planilha divulgada pelo Inep. A ausência causou indignação ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que solicitou esclarecimentos ao órgão do governo e aguarda o agendamento de uma reunião.

Veja NOTA DO CONIF publicada e reproduzida no site do Ifal.

 

 

 

Assessoria

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook