Últimas

"Messi quer ser Peter Pan" – mas o Barça pode precisar dar mais descanso a Leo para evitar lesões no futuro

Enquanto o cinco vezes melhor do mundo se prepara para voltar ao clube catalão, Goal fala com dois profissionais para discutir os problemas recentes do craque

Lionel Messi está de volta. O atacante argentino está treinando normalmente no Barcelona após se recuperar de sua lesão. O craque do clube catalão está pronto para jogar contra o La Coruña, no sábado, às 11h15, pela La Liga.

A estrela de 29 anos viajou ao seu país no mês passado, para jogar pela seleção, onde sentiu dores no músculo adutor da coxa esquerdo. E então, no empate do Barça em 1 a 1 com o Atlético de Madrid, em 21 de setembro, sentiu lesão no mesmo músculo, mas na outra perna.


GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
O Cartoon do Dia | Piqué revela como conheceu Shakira | CR7 quase jogou no Barça


“Messi é um jogador muito explosivo cujo jogo apresenta rápido mudanças de ritmo”, afirmou o podólogo Mirja Marco, especializado em esportes, à Goal. “Isso significa que ele precisa fazer muito alongamento, porque essas explosões e sprints, arrancar e parar, afetam muito sua musculatura”, acrescentou ele.

“Ele é um jogador com um baixo centro de gravidade e ele opera em grande velocidade. Então, ele precisa tomar muito cuidado e também trabalhar na prevenção – Especialmente porque ele é obrigado a fazer viagens intercontinentais longas e não tem quase nenhum descanso”, continuou o profissional.

“Depende de um monte de coisas (uma possível nova lesão). De qual perna que ele usa para caminhar, por exemplo, mas é claro, ele está trabalhando com ambas as pernas e se ele tem um problema de um lado, é possível que ele poderia compensar mais do outro lado”, confirmo o fisioterapeuta Aida Almodovar (que trabalha na clínica Fisimed, em Madri, à Goal.

“Você não pode garantir 100 por cento de que não haverá nenhuma recaída. O que ele pode fazer, porém, é o trabalho no fortalecimento dos músculos em outras áreas, como a parte interna dos pés , os quadríceps, os músculos abdominais, a zona glútea, para evitar colocar muita pressão sobre o adutor”, garantiu o fisioterapeuta.

(Fotos: Getty Images)

Messi, é claro, sempre quer jogar, seja o jogo que for. Mas, como ele se aproxima dos 30 anos, ele pode precisar de tempo para evitar lesões. Na opinião dos dois profissionais consultados, a precaução e o descanso são essenciais.

“Jogadores tem uma vida útil limitada”,  afirmou Almodóvar. “Há pressão se ele joga ou se ele não joga. E o excesso de esforço no treinamento pode levar a mais lesões. É uma situação semelhante à de Cristiano Ronaldo. Eles querem jogar tudo, eles querem sempre estar 100% e isso adiciona um pressão psicológica”, analisou ele.

“Ele quer ser Peter Pan, no topo de seu jogo o tempo todo. Mas psicologicamente eles estão sob muita pressão e seria melhor se eles tivessem mais descanso, se outros jogadores entrassem em jogos de menor importância”, concluiu ele.
 


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook