Últimas

No líder Atleti, tabela entre Koke e Filipe Luís é arma fundamental

Principal articulador do líder do Campeonato Espanhol, o meia conta sempre com a ajuda de Filipe Luís para construir as jogadas


GOAL Por Tauan Ambrosio 


O Real Madrid só vem colecionando empates há três rodadas e sente muito a falta de Casemiro? O Barcelona voltou a levar uma enxurrada de gols do Celta e ainda não conta com Messi? O Atlético de Madrid não quer nem saber, e após um início decepcionante no Campeonato Espanhol se recuperou e lidera a competição após sete rodadas.

A equipe treinada por Diego Simeone tem os mesmos 15 pontos, quatro vitórias e três empates do Real Madrid. Mas nos últimos cinco jogos, venceu quatro e só empatou uma vez – com o Barcelona, fora de casa -, ao passo que o arquirrival venceu somente duas no mesmo período. O que coloca os colchoneros na ponta da tabela é o saldo de gols.

Se os Blancos balançaram as redes duas vezes a mais (16 a 14), sofreram outros cinco gols. Na comparação com o mesmo período da temporada passada, tanto o ataque quanto a defesa colchonera melhoraram – no ano passado foram 10 tentos nas sete primeiras rodadas, e três sofridos.

O trabalho de Diego Simeone, que busca dar uma cara um pouco mais ofensiva à sua equipe, vai ficando mais claro em um momento no qual o Atleti pode aproveitar os desfalques dos rivais para somar bons resultados.

A defesa segue um dos pontos fortes, mas o ataque tem mostrado uma faceta mais letal. E não fica mais refém de aproveitar ao máximo uma única chance, tanto é que o Atleti só arrisca menos chutes do que o Real Madrid, incluindo aí os bloqueados pelos adversários: 145 a 117.



GOALVEJA TAMBÉM: GOAL
Filipe Luís revela presente de Tite | Piscina e TV: a vida de Casemiro | Griezmann fala sobre Messi e CR7


Considerado um dos times com maior senso de equipe no mundo, o Atlético de Madrid vai mostrando que, também, conta com craques que fazem a diferença. A maioria deles é bem conhecida, como Antoine Griezmann. O francês é o artilheiro do Campeonato Espanhol, com seis gols anotados no mesmo número de partidas que esteve em campo.

Cada vez melhor, Koke é o jogador mais participativo do Campeonato Espanhol 2016-17 (Foto: Getty Images)

Mas um jogador em especial segue dando mostras de que é completo. Criado nas ‘canteras’ do clube e cobiçado por praticamente todas as grandes potências europeias, Koke vem em estado de graça. Apesar de ter feito apenas um gol, é quem mais cria chances ofensivas na liga (21) e quem mais distribui passes (561) no certame. Continua sendo um maestro, mas evoluiu e finalmente vai dando o resultado esperado quando atua mais centralizado.

Na construção das jogadas ofensivas, a rápida transição defesa/ataque nos pés de Filipe Luís tem ajudado bastante. O brasileiro sempre busca o camisa 6 nas jogadas de construção do ataque, e segue fundamental na lateral-esquerda. A parceria rendeu os melhores frutos nas três maiores vitórias desta temporada na Espanha.

Nos melhores resultados do Atleti, Filipe Luís sempre buscou muito Koke… (Foto: Getty Images)

… que escolheu o brasileiro na maioria das vezes para fazer as transições de jogo (Foto: Getty Images)

Contra o Celta de Vigo, na goleada de 4 a 0 fora de casa, a dupla trocou passes como ninguém – Filipe buscou Koke 10 vezes e foi retribuído no mesmo número. Nos 5 a 0 aplicados sobre o Sporting de Gijón, o brasileiro foi o principal alvo do espanhol na construção de jogadas, e cada um terminou o jogo com uma assistência. Por fim, nos 2 a 0 sobre o Valencia, fora de casa, Koke voltou a privilegiar o camisa 3 mais do que qualquer outro.

Defesa sempre segura, ataque cada vez melhor. O Atleti mostra evolução (Foto: Getty Images)

Se Koke vive um de seus melhores inícios de temporada no Atlético de Madrid, deve isso, também, a um escudeiro que poucos contam. Cada um é parte de uma engrenagem maior, uma equipe que visa o 11º título espanhol no ano que o clube se despede do estádio Vicente Calderón.


Fonte: Goal.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook