A educação de jovens e adultos é uma das alternativas contra o alto índice de desemprego no Brasil

A educação é uma das coisas mais essenciais e básicas que existe diante dos direitos de uma sociedade. Ela é o ponto de partida para muitos avanços e tem um impacto muito grande em todos os aspectos da vida. Saúde, segurança e outros direitos fundamentais são garantidos e com isso uma melhor qualidade de vida.

Em busca de melhores condições de vida e empregos melhores algumas pessoas buscam na educação a conquista desses objetivos. Supletivos, cursos técnicos e superiores e alguns cursos de qualificação estão se tornando o desejo de muitos jovens e adultos que querem garantir seu lugar no mercado e conseguir melhores condições.

O mercado enfrenta uma grande falta de trabalhadores qualificados e a necessidade desses trabalhadores é gritante. Devido a esse déficit os índices de desemprego no Brasil estão altíssimos e a única solução é por meio da educação.

A educação como solução

Cursos técnicos, profissionalizantes e superiores estão virando um grande interesse para alguns jovens e adultos que olham para o mercado de trabalho e enxergam a grande dificuldade que terão que enfrentar. Diante do alto índice de desemprego e da competitividade presente eles vem buscando um diferencial e esse diferencial encontram por meio de um maior nível de conhecimento da área.

Grandes empresas buscam pessoas interessadas e qualificadas para fazer parte da sua equipe de funcionários que possam fazer suas empresas crescerem e agregar valor e qualidade a elas. Pessoas com um maior conhecimento teórico e prático que possam estar somando as empresas e garantindo seu crescimento são prioridade, mas muitas vezes existe o emprego, mas não existe o funcionário para ocupar aquela determinada vaga.

Desemprego no Brasil

O desemprego no país é reflexo da falta de estudo de jovens e adultos que fazem parte do mercado de trabalho, mas não são qualificados o suficiente. Pensando nisso inúmeras empresas incentivam que esses jovens e esses adultos interessados busquem se aperfeiçoar e procurem instituições de ensino que ofereçam cursos para isso, algumas empresas chegam a custear esses cursos aos seus funcionários para assim conseguirem maiores e melhores resultados para a empresa com esses profissionais.

Instituições como o SENAC são especializadas na oferta de cursos de qualificação que profissionalizam essas pessoas e fazem com que vagas no mercado que estavam abandonadas por falta de mão de obra qualificada sejam preenchidas com bons profissionais, movimentando assim o mercado econômico e influenciando diretamente na qualidade de vida dos futuros contratados.