Em 2021 haverá Renda Cidadã, Renda Brasil ou Bolsa Família?

A alteração do então programa social Bolsa Família já vem sendo divulgado a toda população, mas muitas pessoas ainda desconhecem essa mudança, o novo programa surge com os mesmos objetivos, mas algumas regras diferentes que foram criadas pelo novo governo. A incerteza da mudança e a falta de informações que não chegam para muitos deixa grande dúvida sobre o futuro do Bolsa Família.

O Bolsa Família vem marcando anualmente a vida de milhões de famílias brasileiras que são beneficiadas através dele e auxiliando financeiramente para que tenham melhores condições de vida. Todos os anos o programa libera um calendário de pagamento onde os beneficiários acompanham a programação de seu benefício e ficam informados de qualquer futura alteração, e com o calendário Bolsa Família 2021 não seria diferente.

Sendo o maior e mais importante programa social do país o Bolsa Família possui um investimento do Governo Federal de mais de 4 bilhões de reais anualmente para serem distribuídos a todas as famílias mais carentes do país. A partir desse investimento há uma estimativa que cerca de cinquenta milhões de famílias estão sendo beneficiadas e conseguem devido a isso melhores oportunidades e uma melhoria na situação de vulnerabilidade que passam.

Mesmo com a divulgação da alteração do programa ainda é muito falado sobre o Bolsa Família e a associação ao nome para o ano de 2021, o que traz ainda mais dúvidas a população que faz parte do programa e não sabe sobre o rumo que o programa irá levar.

O Renda Brasil, cotado como o “novo” Bolsa Família, foi anunciado pelo atual ministro da economia Paulo Guedes e ganhou força após o auxílio emergencial que foi concedido pelo governo devido as consequências causadas pela pandemia do corona vírus. Mas de acordo com um anúncio divulgado pelo atual presidente nas suas redes sociais o Renda Brasil não vai existir, ele decidiu cancelar o programa antes mesmo de existir.

Devido ao cancelamento prévio do Renda Brasil o governo divulgou seu substituto, o Renda Cidadã que também vem como reformulação do Bolsa Família. Para esse novo programa foi proposto um rearranjo orçamentário e está sendo tramitado no senado para entrar em vigor. Esse programa vem com o objetivo de ser o marco social da gestão do presidente Jair Bolsonaro e vem sendo analisado para que tudo saia de acordo com o previsto.

Diante disso e de todas as mudanças que já ocorreram no processo de alteração do nome e de algumas regras do Bolsa Família a população fica ainda na duvida do que realmente irá acontecer com o benefício e o que esperar para o ano de 2021.