Saiba como colocar seu filho em uma creche publica

As creches públicas são instituições pensadas para auxiliar pais que precisam trabalhar, assim, seus filhos podem ficar em um local seguro durante o dia. Mas como colocar a criança em uma creche pública? Saiba tudo sobre isso a seguir:

A rede pública de ensino é englobada por alguns níveis diferentes de educação e assistências. Cada um deles terá um funcionamento, tal como uma data de inscrição diferenciada. Veja a seguir quais são esses níveis:

  • Creche;
  • Educação Infantil;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação Para Jovens e Adultos.

No geral, é possível realizar a inscrição para esses níveis através da internet, mas é preciso estar atento ao processo seletivo e os dados exigidos por cada processo.

As creches são instituições de assistência, destinadas a bebês de 0 a 3 anos. Nesses locais, as crianças inscritas tem acesso a alimentação, cuidados especiais, incentivos pedagógicos, entre outros.

Mas quando posso inscrever meu filho em uma creche pública?

Como mencionado, cada programa e instituição terá a sua própria maneira de ingresso. No caso das creches, o processo de inscrição fica a disposição dos pais durante todo o ano.

Cada região tem um número único de vagas e por isso, pode ser que alguns municípios possuam poucas vagas disponíveis. No geral, é preciso estar atento para as inscrição do começo do ano para garantir a sua vaga.

Como se inscrever?

Os pais interessados podem inscrever as crianças de duas formas, uma delas é pela internet. O processo de cadastro pela internet começa um pouco antes e é necessário preencher todos os campos da plataforma oficial de maneira completa, isto é, sem abreviações.

Como muitas pessoas não têm acesso a internet, as creches públicas disponibilizam a teleinscrição que funciona através do número de atendimento da rede pública. Os documentos exigidos são os mesmos, por isso, é interessante saber o que ter em mãos antes de telefonar.

É preciso estar inscrito no Bolsa Família?

Os beneficiários do Bolsa Família estão subsequentemente inscritos no CadÚnico que permite que o Governo ofereça uma maior assistência para essas famílias. Sendo assim, quem recebe  Bolsa Família tem direito a inscrever os filhos de 0 a 3 anos nas creches públicas.

Vale mencionar que tanto para as creches quanto para a pré-escola, é necessário garantir a frequência nessas instituições para que a permanência nos programas seja possível. Para mais detalhes sobre o funcionamento da creche pública na sua região, entre em contato com a prefeitura da sua cidade.